Gaudium news > Pesquisadores do Sínodo Arquidiocesano de São Paulo são enviados à cidade

Pesquisadores do Sínodo Arquidiocesano de São Paulo são enviados à cidade

São Paulo (Terça-feira, 24-07-2018, Gaudium Press) A Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé) acolheu na tarde do último sábado, 21 de julho, a Santa Missa de envio dos voluntários que realizarão o levantamento da realidade sócio-religiosa das paróquias da Arquidiocese para o sínodo arquidiocesano.

Pesquisadores do Sínodo Arquidiocesano de São Paulo são enviados à cidade

Em sua homilia, o Cardeal Odilo Pedro Scherer ressaltou o sentido missionário desta atividade no contexto do sínodo, que tem como tema “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária”.

“Queremos ouvir como estamos. Essa pesquisa vai fornecer àquela Paroquia um rosto, como estão as coisas no conjunto… Queremos conhecer sobre tudo, fazer o levantamento religioso e pastoral. De repente, poderemos concluir coisas que nos desafiam pastoralmente e isso será importante para o nosso sínodo”, disse o purpurado.

Com o intuito de conhecer a realidade dos habitantes do território das paróquias, os pesquisadores indicados pelas paróquias farão visitas domiciliares nas seis regiões episcopais.

Os resultados da pesquisa serão usados como elementos de análise das assembleias paroquiais do sínodo, previstas para acontecer entre setembro e outubro, na conclusão da primeira etapa do caminho sinodal arquidiocesano.

Esses pesquisadores estão recebendo treinamento nas regiões episcopais com o auxílio de especialistas da Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais, da PUC-SP, que desenvolveu a metodologia do levantamento.

A pesquisa de campo acontecerá de julho a setembro em todas as paróquias da Arquidiocese de São Paulo. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas