Gaudium news > Brasil, escolha a Vida!

Brasil, escolha a Vida!

Redação (Sexta-feira, 03-08-2018, Gaudium, Press) Brasil, escolha a Vida !
Este foi o título que o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, deu ao seu artigo semanal divulgado pela Serviço de Imprensa da Arquidiocese de Belo Horizonte.

BRASIL, ESCOLHA AVIDA.jpg

Com subtítulos nossos, aqui transcrevemos excertos do denso artigo do Arcebispo.

No artigo Dom Walmor externa sua opinião a propósito da discussão a ser realizada no Supremo Tribunal Federal tratando da despenalização do aborto.

O Arcebispo convoca para uma manifestação que escolha a vida e rechace o aborto.

Dom Walmor assim inicia sua convocação:

– Deve ecoar forte no coração da sociedade brasileira o grito e a convocação para que todos façam a escolha pela vida. É esta reação que indicará, aos legisladores e à Corte Suprema, que não se pode errar, permitindo a descriminalização do aborto.

Omitir é favorecer o Caos, a Permissividade

Omitir-se diante dessa convocação é empurrar a cidadania brasileira para o caos da permissividade e da hegemonia de grupos radicais. Por isso, todos são chamados a dizer “não ao aborto”. A mobilização na defesa da vida deve envolver cada cidadão e cidadã, para que a força dessa união pelo direito de viver recomponha o tecido ético e moral da sociedade.

O Poder Judiciário deve ter cuidado ao interpretar a legislação.

Os representantes do povo – deputados e senadores – devem estar conscientes da tarefa de proteger a vida. E a população precisa permanecer atenta: neste ano eleitoral, não confiar seu voto em quem é pró-aborto.

A ordem de Deus precisa ser acolhida pelo povo brasileiro

Agir com permissividade diante de situações diversas que ameaçam a vida, nas suas mais diferentes etapas, é se distanciar da oportunidade de recompor o caminho do Brasil, edificando uma sociedade mais séria, com dinâmicas culturais humanizadas, condizentes com o patrimônio religioso e cultural do país, de muitas tradições. Escolher a vida é o remédio que a nação precisa tomar, para que sejam corrigidos gravíssimos descompassos, a exemplo da endêmica corrupção que contamina diferentes lugares.

A Bíblia apresenta importante lição nesse sentido. No Antigo Testamento, a partir da voz de Moisés, o povo, liberto da escravidão e rumo à terra prometida, ouviu uma convocação de Deus:

“Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes”.
Naquela época, essa ordem reabriu o caminho da recomposição de uma sociedade.

Hoje, essa ordem de Deus precisa ser acolhida pelo povo brasileiro.

O Aborto é crime

Espera-se que as autoridades não confundam os anseios de segmentos sérios da sociedade, de grande parte da população, com o que é o desejo de um partido, isto é, de uma parte, sujeita às limitações do ambiente partidário. Mesmo diante de tantas conturbações que revelam fragilidades, ainda se acredita que a Suprema Corte e as outras instâncias do Poder não autorizarão a prática do aborto. São abundantes os elementos conceituais, éticos e antropológicos que permitem enxergar uma verdade: posicionar-se favoravelmente ao aborto é o mesmo que concordar com a prática de um crime.

Importante lembrar que o debate sobre a legalização do aborto ocorre no Supremo Tribunal Federal (STF) porque não conseguiram fazer tramitar essa proposta no Congresso Nacional – a instituição que tem o poder de legislar. Sabe-se que só uma Assembleia Nacional Constituinte pode modificar a Constituição nos seus preceitos fundamentais. E a Constituição Federal diz que a vida é inviolável. O aborto, portanto, é crime.

Princípio Moral Inegociável

Há um princípio moral que é inegociável, devendo orientar todas as normas e condutas: a vida é dom sagrado e inviolável. Precisa ser defendida em todas as suas etapas – da fecundação até o declínio com a morte natural. Cientistas de diferentes campos do saber, profissionais sérios da área médica, perspectivas religiosas, filosóficas e antropológicas apresentam argumentos convincentes nesse sentido.

Nenhuma liberdade individual ou ideologia, de grupos ou partidos, pode relativizar a essencialidade deste princípio. Sua relativização leva à instalação hegemônica de um cenário desolador. Por isso, unam-se as vozes para dizer não ao aborto.

Brasil, escolha a vida!

Por Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas