Gaudium news > Santíssimo Sacramento volta às ruas do Reino Unido, após 110 anos

Santíssimo Sacramento volta às ruas do Reino Unido, após 110 anos

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 13-08-2018, Gaudium Press) Presença do Santíssimo Sacramento em procissões havia sido proibida em 1908, quando as autoridades políticas alegavam possibilidades de supostos tumultos entre católicos e protestantes.

História

Santíssimo Sacramento volta às ruas do Reino Unido, após 110 anos.jpgA História registra na Inglaterra, em 1908, o governo do primeiro-ministro liberal Herbert Asquith, temendo desordens religiosas, proibiu que o Santíssimo Sacramento fosse levado em procissões pelas ruas do Reino Unido.

O pretexto, então anunciado, foi de que associações protestantes mais extremas haviam invocado a legislação anticatólica que proíbe de serem praticados publicamente esses atos de piedade da Igreja Católica.

A História ainda narra que por ter assistido a uma missa em uma Igreja Católica o rei Eduardo VII acabou gerando uma grave crise política que teve como consequência a renúncia de seu Ministro do Interior Herbert Gladstone.

E esta crise acabou por gerar uma situação que desde 1908 fez com que os católicos da Inglaterra e do País de Gales não pudessem conduzir o Santíssimo Sacramento em procissão, em locais públicos.

E o pretexto era sempre o mesmo: temor de que atos públicos da Igreja transformassem em pretexto para provocar incidentes.

Tempos diferentes…

Mas, o bispo auxiliar de Birmingham, Dom Robert Byrne, afirma que “hoje vivemos em tempos muito diferentes” e, por isso mesmo, o Congresso Eucarístico que será realizado em Liverpool de 7 a 9 de setembro próximo, explica o Bispo que também é o presidente do “Adoremus” que colabora para a realização do Congresso, o encontro será ocasião para que 5 mil pessoas participem da procissão que concluirá o Congresso, em Liverpool.

Igreja na Sociedade Inglesa de hoje

“Eu sugeri ao Cardeal Vincent Nichols, o primaz católico, para organizar um Congresso nacional, entre os dois internacionais de 2016 e 2010 como uma oportunidade para os católicos reunirem-se para celebrar sua fé e para mostrar ao resto do país todas as coisas positivas que estamos fazendo para o bem comum da sociedade. Nos hospitais, nos projetos em favor dos mais pobres e nas escolas de serviços, nas periferias”, contou o bispo auxiliar de Birmingham.

Programaçãodo Congresso 

O Congresso terá início no dia 7 de setembro com simpósio de reflexão do qual tomarão parte cerca de duas mil pessoas, entre professores, catequistas, leigos e padres.

Para o sábado, são esperadas até dez mil pessoas para a Missa na “Echo Arena”, em Liverpool, e para ouvir palestrantes como o bispo estadunidense Dom Robert Barron, bastante conhecido no mundo de língua Inglesa.

Uma das sessões que tem despertado grande interesse é aquela dedicada ao documento intitulado “Um pão, um corpo”, publicada pelos bispos em 1998.

“Procuramos oferecer um programa o mais amplo possível que responda às diversas exigências dos fiéis no campo da liturgia, da música e da catequese. Temos um comitê de cinco bispos que se reúne regularmente para organizar “Adoremus”, observa.

O Congresso se concluirá no domingo, 07/09, com uma demonstração pública de fé eucarística, quando uma procissão percorre ruas da da cidade com o Santíssimo Sacramento exposto:

“Este é o momento chave do Congresso, quando caminharemos nas ruas de Liverpool por dois quilômetros, juntamente com cinco mil pessoas”, sublinha Dom Byrne.

Evangelizar uma sociedade sem Deus

“Vivemos em uma sociedade muito secularizada, sobretudo na Grã Bretanha onde já se esqueceu de Deus. Por detrás do programa liberal e tolerante se esconde uma ordem do dia profundamente antirreligiosa. Pretende-se banir a fé dos espaços públicos reduzindo-a a uma atividade privada. A religião organizada desafia o modo de pensar de nossa época.”

“Penso que o mais importante é encorajar os participantes na sua fé eucarística e o “Adoremus” é um excelente instrumento para alcançar este objetivo. A Eucaristia é a fonte e o ápice da nossa vida e a maneira pela qual Cristo está presente entre nós. Nossa fé cristã é construída sobre o relacionamento com Jesus e, através da Eucaristia, aprofundamos esse relacionamento”, concluiu o prelado recordando essas necessidades que são das mais importantes da Igreja Católica da Inglaterra e Gales.

(JSG)

 

(Da Redação Gaudium Press, com informações SIR)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas