Gaudium news > Universidade Pontifícia do México oferece especialização em Arte Sacra

Universidade Pontifícia do México oferece especialização em Arte Sacra

México – Cidade do México (Quinta-feira, 09-08-2018, Gaudium Press) Com o objetivo de fomentar o conhecimento e estudo acadêmico do abundante patrimônio artístico e religioso do país, a Universidade Pontifícia do México (UPM) criou uma disciplina de especialização em Arte Sacra.

Universidade Pontifícia do México oferece especialização em Arte Sacra

Com início previsto para o dia 18 de agosto, a especialização terá duração de dois anos divididos em quatro semestres. As aulas presenciais e online do curso são voltadas para historiadores, sociólogos e docentes, assim como sacerdotes, diáconos e catequistas.

“O estudo da Arte Sacra nos ajuda a compreender como funciona a arte dentro do espaço religioso. Os objetos belos destinados a apresentar de forma tangível o divino são percebidos pelos fiéis como objeto de devoção ou instrumentos para o desenvolvimento da espiritualidade”, destacou María Eugenia Fragozo, coordenadora da Área Acadêmica de Arte Sacra da UPM.

De acordo com Fragozo, a nova especialização pretende apresentar a “história da Arte Sacra em relação a seu contexto histórico e a função social, cultural e espiritual das imagens que tem embelezado os templos e os conventos desde a origem do cristianismo”.

O curso busca ainda fomentar o conhecimento e o estudo acadêmico do patrimônio artístico-religioso do México para sua proteção e preservação. Através dessa especialização o estudante poderá “compreender a simbologia das imagens e das cores nas representações das histórias e dos personagens sagrados, as técnicas artísticas e materiais usadas para apresentar belamente os preceitos da religião e os objetos utilizados na liturgia”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas