Gaudium news > 450 anos da morte de Santo Estanislau Kostka: mensagem do Papa

450 anos da morte de Santo Estanislau Kostka: mensagem do Papa

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 15-08-2018, Gaudium Press) “Uno-me à oração de agradecimento dos fiéis da Diocese de Plock e de toda a Igreja na Polônia, que dentro de pouco, em Rostkowo, local de nascimento do Santo, participarão das celebrações centrais do Ano a ele dedicado”.

450 anos da morte de Santo Estanislau Kostka mensagem do Papa.jpg

Este é o trecho inicial da Mensagem enviada pelo Papa Francisco a Dom Piotr Libera, Bispo de P?ock, na Polônia, levando em conta que, nesta quarta-feira, dia 15 de agosto, Solenidade da Assunção da Virgem Maria, comemora-se o 450º aniversário da morte de Santo Estanislau Kostka.

Diz o Papa: “Com apenas 18 anos, este aluno do noviciado jesuíta em Roma, um dos filhos mais excelentes de seu país e da Companhia de Jesus, concluiu sua peregrinação terrestre”.

Francisco tem a intenção de alcançar os jovens e, por isso, dirige suas palavras especialmente a eles de quem Santo Estanislau é padroeiro.

O Papa recordou as palavras de São João Paulo II na Igreja de Sant’Andrea al Quirinale na veneração das relíquias do Santo (13 de novembro de 1988) – que comparou o caminho de sua breve vida “a uma grande corrida campestre rumo à meta da vida de cada cristão, que é a santidade”.
“Sei que muitos de vocês – disse o Papa – fazem em setembro a peregrinação a pé de Przasnysz a Rostkowo, do local de seu batismo ao local de seu nascimento. É por assim dizer, a primeira etapa desta “corrida” de Estanislau para a sua santidade”:

“Encorajo vocês a recordar, não somente durante esta caminhada, mas em todas as estradas da vida cotidiana de vocês, que também vocês são capazes de realizar esta “corrida”. Também vocês são impelidos pelo amor de Cristo e fortalecidos por sua graça. Sejam corajosos! O mundo tem necessidade da sua liberdade de espírito, de seu olhar confiante para o futuro, da sua sede de verdade, de bondade e de beleza”.

O Pontífice fez votos de “Que São Stanislau ensine a vocês, antes de tudo, a amizade com Jesus, a ler e meditar a sua palavra e acolher na Eucaristia a sua presença misericordiosa e poderosa (…)
Que ensine vocês a não terem medo de arriscar e dos sonhos da verdadeira felicidade, cuja fonte e garantia é Jesus Cristo”.

A mensagem do Papa é encerrada com o pedido de intercessão de Santo Estanislau Kostka sobre todos os bispos, sacerdotes, fiéis e especialmente os jovens da Igreja na Polônia.

Santo Estanislau Kostka

Filho de uma importante família nobre polonesa, Estanislau Kostka nasceu no Castelo de Rostków, na Comuna de Czernice Borowe, na Polônia.

Aos 13 anos foi estudar no colégio dos jesuítas em Viena, onde demonstrou vocação para a vida religiosa, pedindo então para ingressar na Companhia de Jesus.

Sendo de menor de idade, a Companhia solicitou a autorização do pai, que se opôs ferrenhamente a seu ingresso em uma ordem religiosa.

Decidido a tornar-se um religioso da Companhia de Jesus e tendo como conselheiro o confessor da Imperatriz, o jesuíta português, Padre Francisco Antônio, o jovem acabou por fugiu secretamente, disfarçado de mendigo, para a casa dos jesuítas em Dillingen an der Donau, na Alemanha. Estanislau foi acolhido pelo superior, que era, nada mais nada menos, São Pedro Canísio.

Quando soube da fuga e do acolhimento do filho o pai de Estanislau ameaçou expulsar os jesuítas da Polônia, mas o jovem manteve-se firme em seus propósitos não desistindo de seu desejo e dando continuidade aos intentos que tinha iniciado.

Com 17 foi estudar filosofia na Cidade Eterna no Colégio Romano -o mesmo que deu origem à atual Universidade Gregoriana de Roma- e concluir seu tempo de noviciado.

Logo que chegou a Roma, manifestou-se nele uma grave enfermidade que acabou por levá-lo a uma prermatura morte.

Estanislau tinha entre 17 e 18 anos quando, no dia Assunção de Nossa Senhora, 15 de agosto, entregou sua alma a Deus. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas