Gaudium news > Santuário de Fátima apresenta novo andor para imagem de Nossa Senhora

Santuário de Fátima apresenta novo andor para imagem de Nossa Senhora

Portugal – Fátima (Quinta-feira, 16-08-2018, Gaudium Press) O Santuário de Fátima, Portugal, estreou no último domingo, 12, durante a peregrinação internacional aniversária de agosto, um novo andor para transportar a imagem de Nossa Senhora.

Santuário de Fátima apresenta novo andor para imagem de Nossa Senhora 1.png

Composto por uma “linguagem plástica e iconográfica”, o novo andor foi concebido pela artista plástica Sílvia Patrício e pelo arquiteto Eusébio Calvário, com o programa iconográfico sob responsabilidade do diretor do Museu do Santuário, Marco Daniel Duarte.

Na parte da frente do andor há uma Cruz de Cristo texturizada de carvalho e coroada por rosas e folhagens. “A Cruz na frente remete-nos para a abertura de um caminho e alude à Cruz – coroado de rosas e folhas – descrita na terceira parte do Segredo de Fátima”, explica o Santuário Mariano.

Na parte de trás do andor, no plano central há um coração que carrega o ‘tojo’, uma planta típica da flora atlântica da Península Ibérica, “símbolo da dor e amor de Maria”. O andor é ladeado por painéis laterais nos quais estão inscritos a pomba da paz que transporta o ramo de oliveira, sobre um pedaço de azinheira.

Santuário de Fátima apresenta novo andor para imagem de Nossa Senhora 2.png

Quatro colunas unem os painéis com representação em baixo-relevo de uma cruz/sol, em um convite à comunhão. Na parte superior dessas colunas, há três rosas, uma para cada pastorinho. Cada painel contém uma estrela representando a mensagem que Nossa Senhora leva aos quatro cantos do mundo. As esferas que embainham o andor representam o diálogo interno do peregrino aos céus.

As contas do Rosário, estão presentes nos painéis em representação da data da aparição de Nossa Senhora. No total são 13 contas nas laterais, fazendo alusão ao dia em que Nossa Senhora apareceu em Fátima; 7 no painel frontal, em referência ao ano de 1917; e 5 no painel posterior, alusivas ao mês de maio.

O novo andor é feito com madeira de cedro do Brasil e revestido por folhas de ouro fino. Os altos relevos são de bronze e, para o transporte, são utilizadas duas varas de madeira de sucupira, rematadas por rosas em bronze. Há na parte inferior de cada coluna alcachofras, em referência ao andor histórico, que será restaurado. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas