Gaudium news > Maringá, no Paraná, espera 5 mil pessoas para o Dia Nacional da Juventude

Maringá, no Paraná, espera 5 mil pessoas para o Dia Nacional da Juventude

Maringá (Quarta, 14-10-2009, Gaudium Press) A Pastoral da Juventude da arquidiocese de Maringá (PR) promoverá um grande evento para celebrar, no dia 25 de outubro, o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Em sintonia com a Campanha da Fraternidade o tema do encontro será “Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida”, e o lema “Juventude em marcha contra a violência”. A proposta será motivar uma reflexão sobre a violência contra os jovens, a exclusão social, o extermínio da juventude e a redução da maioridade penal.

O assessor de comunicação da Pastoral da Juventude, Gelinton Batista, disse que o encontro desse ano tem um objetivo bem claro a ser atingido: reunir pastorais, movimentos e toda a sociedade em defesa da vida, da paz e contra a violência. “Queremos celebrar com alegria e compromisso, sair às ruas e clamar pela paz, dizendo que não aceitamos mais tanta violência e extermínio da juventude”, afirma ele.

A programação do dia terá início às 15h na Praça da Igreja São José Operário com apresentações culturais. Em seguida, às 16h, acontecerá a celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Maringá e bispo referencial da juventude no Paraná, dom Anuar Battisti. A animação do evento ficará a cargo do cantor Wilson Rocha, da Banda Tropa de Elite, Max acústico, além de grupos musicais das pastorais e movimentos da arquidiocese.

Segundo Gelinton, dentre todos os momentos importantes do encontro, a Caminhada pela Paz merece um destaque especial. A atividade será realizada após a missa, às 17h30, e contará com um trio elétrico puxando a multidão num grande ato em defesa da vida e dos direitos dos jovens. No percurso da caminhada haverá também uma parada para refletir sobre o tema do dia e abordar a questão da redução da maioridade penal (de 18 para 16 anos).

“A CNBB já se manifestou contra essa ideia e esse momento será oportuno para ajudarmos a sociedade a refletir sobre essa proposta que, além de não valorizar a vida, criminaliza todos os jovens e não oferece a possibilidade de solução para o problema da segurança”, destaca dom Battisti.

Na sequência, continua a animação do trio elétrico que conduzirá os participantes até o Centro de Convivência Comunitária, ao lado da prefeitura, para o show de encerramento. A expectativa da equipe organizadora do encontro é reunir mais de cinco mil pessoas.

“Vamos celebrar todos juntos, rezando, louvando e agradecendo a Deus pelo dom da vida, pois a juventude é uma das etapas mais lindas de um ser humano, tempo de descobertas, conquistas e emoções”, conclui Gelinton.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas