Gaudium news > Santuário na Bahia recebe Congresso Arquidiocesano dos Coroinhas

Santuário na Bahia recebe Congresso Arquidiocesano dos Coroinhas

Salvador – Bahia (Segunda-feira, 20-08-2018, Gaudium Press) O Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, conhecido como Santuário Irmã Dulce, acolheu meninos e meninas que ajudam no serviço do altar vindos das diversas paróquias da Arquidiocese de Salvador.

Santuário na Bahia recebe Congresso Arquidiocesano dos Coroinhas

O primeiro Congresso Arquidiocesano dos Coroinhas, organizado pela Pastoral dos Coroinhas da Arquidiocese, além de refletir o tema “Coroinhas, sirvam com generosidade a Cristo, presença real na Eucaristia”, possibilitou um momento de encontro e partilha entre os participantes.

Durante a missa de abertura do congresso, o bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, declarou: “eu fui coroinha e sei que a nossa vida se transforma quando passamos, na nossa adolescência, a ser coroinha. É um ministério e um serviço muito bonito, tanto para a Igreja, porque serve realmente, embeleza a liturgia, quanto também se torna um serviço pastoral, porque é a ação de Jesus que, através destes garotos e garotas, se propaga em meio a essa fase da adolescência”.

Segundo o assistente eclesiástico da Pastoral dos Coroinhas, Padre Anderson Milagres, “o objetivo desse congresso é, de fato, promover a integração da Arquidiocese com os coroinhas, fazer um trabalho de espiritualidade e fazer, de fato, um momento de reflexão”.

“Com 862 inscritos, a gente fica com o coração alegre por que é, de fato, a Igreja viva, a Igreja alegre, a Igreja que confia nessas crianças que servem o altar decididos. Foram 862 inscritos”, disse.

Encerrada a cerimônia, houve um breve momento de formação, conduzido por Dom Estevam, onde foram apresentadas aos participantes algumas orientações, a partir de uma reflexão dos bispos do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), sobre a presença e a atuação dos coroinhas.

Santuário na Bahia recebe Congresso Arquidiocesano dos Coroinhas

A necessidade de formação, assim como o uso da veste litúrgica – tanto para os coroinhas quanto para os cerimoniários -, e a sugestão da idade mínima e da idade limite para desenvolver este serviço pastoral foram alguns dos temas apresentados ao longo da formação. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Salvador

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas