Gaudium news > Mosteiro Franciscano junto ao local de Batismo de Jesus é reaberto para visitação

Mosteiro Franciscano junto ao local de Batismo de Jesus é reaberto para visitação

Jordânia – Amã (Segunda-feira, 20-08-2018, Gaudium Press) Após cinquenta anos fechado, o mosteiro franciscano de ‘Qasr el Yahud’, localizado junto ao lugar onde Jesus foi batizado nas margens do Rio Jordão na Jordânia, poderá ser visitado novamente pelos peregrinos. O edifício havia sido fechado em 1968, por conta da guerra entre Israel e Palestina, que converteu a área em uma zona de guerra.

Mosteiro Franciscano junto ao local de Batismo de Jesus é reaberto para visitação

A presença de minas terrestres não identificadas fazia com que fosse grande o risco para os visitantes. Por este motivo, a organização ‘Halo Trust’, dedicada à remoção de artefatos explosivos terrestres, trabalhou desde o mês de julho para liberar a principal via de acesso, o interior do mosteiro e um perímetro exterior.

Os trabalhos de ‘Halo Trust’ continuam nas demais áreas do lugar sagrado e se espera que para a solenidade da Epifania de 2019, os lugares de culto de oito comunidades cristãs presentes na zona possam ser certificadas como livres de riscos. Isto abre a perspectiva de uma peregrinação massiva de fiéis ao lugar do Batismo nos próximos anos.

Mosteiro Franciscano junto ao local de Batismo de Jesus é reaberto para visitação

Segundo o Irmão Sergey Loktionov, um dos frades que ingressaram no mosteiro pela primeira vez depois de décadas, “parecia que os frades tiveram que ir embora correndo. Inclusive o registro das Missas de peregrinos foi deixado na mesa do refeitório com seu lápis dentro”. A última Missa celebrada foi para um grupo de peregrinos da Nigéria. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas