Gaudium news > Pedro, o Venerável, é um exemplo de vida monástica e fé aberta para outras religiões

Pedro, o Venerável, é um exemplo de vida monástica e fé aberta para outras religiões

Cidade do Vaticano (Quarta, 14-10-2009, Gaudium Press) A vida e a obra de Pedro, o Venerável, foi o tema escolhido pelo Papa Bento XVI para dar continuidade, na audiência geral desta quarta-feira, à sua catequese no ciclo de grandes escritores e teólogos medievais da Igreja. Pedro, o Venerável, foi monge e abade de Cluny (França), um dos mais significativos monastérios da Europa medieval.

Amigo de Bernardo de Clairvaux, o abade de Claraval e também um santo e doutor da Igreja, Pedro “foi um cultor da amizade”, disse o Papa, e por isto é exemplo para os cristãos modernos “de como estreitar as relações de fraternidade e de reconciliação para criar uma profunda humanidade na nossa sociedade”.

O Papa afirmou que Pedro foi um exemplo do “monge ideal”, e um “grande exemplo de santidade monástica” para os monges modernos, pois reunia “humildade” e “labor”.

Além disso, foi um dos defensores do diálogo interreligioso com os judeus e os muçulmanos. Para aprofundar o conhecimento com esses últimos, chegou inclusive a traduzir o Alcorão. Em sua vida pessoal cristã, Pedro, o Venerável, dedicou-se à Eucaristia e à devoção da Virgem Maria e foi um fecundo escritor e um teólogo sistemático e pregador, afirmou o pontífice.

Por conta da numerosa presença de fiéis, a audiência geral de hoje foi realizada na Praça de São Pedro, ao invés da habitual Sala Paulo VI, dentro do Vaticano. Entre os 20 mil peregrinos que estiveram presentes para acompanhar o pontífice, grande parte provinha da Alemanha. Um grupo bastante numeroso era também o da América Latina, em especial o do Brasil, com 110 visitantes. Além disso, havia também grupos do Chile e do México.

Em português, ao saudar os fiéis em suas respectivas línguas, como de praxe, Bento XVI disse:

“Dirijo uma saudação particular de boas-vindas aos peregrinos de língua portuguesa, com votos de que a presença na cidade dos Apóstolos Pedro e Paulo fortaleça a vossa adesão a Jesus Cristo e o desejo de servi-lo através do amor ao próximo, do perdão e da busca pela paz. O Pai do Céu derrame os seus dons sobre vós e vossas famílias, que de coração abençoo”.

Ao dirigir-se aos peregrinos de língua espanhola, falou: “Saludo a los peregrinos de lengua española, en particular a los grupos acompañados por el Cardenal Carlos Amigo Vallejo, Arzobispo de Sevilla, a las Superioras Mayores de las Mercedarias de la Caridad, así como a los demás grupos procedentes de España, Chile, México y otros países latinoamericanos. Que el ejemplo de Pedro el Venerable impulse a todos a vivir como verdaderos discípulos de Cristo.”

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas