Gaudium news > Capela na Polônia é inaugurada em homenagem a Santa Gianna Beretta Molla

Capela na Polônia é inaugurada em homenagem a Santa Gianna Beretta Molla

Poznan (Quarta, 14-10-2009, Gaudium Press) Durante a celebração da bênção da primeira capela na Polônia em homenagem a Santa Gianna Beretta Molla, em Zlotniki, na Polônia, o arcebispo de Poznan, dom Stanislaw Gadecki, fez um chamado em defesa à vida humana desde o momento de sua concepção, destacando a vida da Santa que se tornou símbolo na luta contra o aborto.

“Apesar dos médicos tentarem o possível para salvar a sua vida, ela faleceu aos 39 anos, uma semana após dar à luz a criança. Sua morte ilustra maravilhosamente as palavras de Jesus Cristo: Não há maior amor do que dar a vida pelos seus amigos”, disse o arcebispo.

 

Em sua homilia, o arcebispo se refere à vida da Santa padroeira da capela, Santa Gianna Beretta Molla, lembrando que ela era uma pessoa dedicada à oração e ao sacrifício, de atitude ativa e capaz de ajudar os outros à custa de privações e sofrimento. Como uma mulher casada, deu à luz quatro filhos, apesar do nascimento do último ameaçar sua própria vida.

Dom Gadecki observa que a questão do início da vida humana é hoje fortemente atacada pela “cultura da morte” e recorda, ainda, que do ponto de vista científico, a “vida humana não começa no momento do nascimento, mas a partir do momento da concepção”.

 

“Que esta paróquia se converta para Poznan, às dioceses e para toda a Polônia em um lugar excepcional à defesa da vida”, disse o prelado.

A capela de Zlotniki foi fundada em 1 de Janeiro desse ano. No sábado (10), dom Gadecki abençoou a capela provisória onde missas serão celebradas até a construção da Igreja.

“Mãe da Família”

Em maio de 2004, a italiana Gianna Beretta Molla foi canonizada, em Roma, pelo então Papa João Paulo II. Em vida, foi membro atuante da Ação Católica desde a adolescência, formando-se em medicina em 1949.

Aos 39 anos, descobriu que tinha câncer no útero e que estava grávida. Decidiu, então, salvar a criança que trazia em seu seio e veio a falecer depois. “Salvem a criança, pois tem direito de viver e ser feliz”, disse ela aos médicos na ocasião.

Na cerimônia de sua canonização estavam presentes seu marido, Pietro Molla, as filhas Gianna Emanuella, Laura e o filho Pierluigi. Santa Gianna Beretta Molla foi proclamada “Mãe de Família”.

A canonização da italiana foi feita em plena ofensiva antiaborto do Vaticano contra a “cultura da morte”, como o Papa João Paulo II chamava a prática do aborto.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas