Gaudium news > Conversas entre Comissão Ecclesia Dei e Fraternidade São Pio X serão retomadas

Conversas entre Comissão Ecclesia Dei e Fraternidade São Pio X serão retomadas

Cidade do Vaticano (Quinta, 15-10-2009, Gaudium Press) O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé e porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, anunciou que no próximo dia 26 de outubro será realizada a primeira das conversas previstas entre a Pontifícia Comissão Ecclesia Dei e a Fraternidade São Pio X. O encontro acontecerá no Palácio do Santo Ofício.

Do lado da Ecclesia Dei, estarão presentes, além do secretário da própria comissão, Mons. Guido Pozzo, o secretário da Congregação Para a Doutrina da Fé, Mons. Luis F. Ladaria Ferrer, o secretário da Comissão Teológica Internacional e consultor da Congregação para a Doutrina da Fé, padre Charles Morerod, o vigário geral da Opus Dei e consultor da Congregação para a Doutrina da Fé, Mons. Fernando Ocáriz, e padre Karl Josef Becker, conslutor da Congregação para a Doutrina da Fé.

“O conteúdo das conversações, que dirão respeito às questões doutrinas ainda em aberto, permanecerão estritamente reservados. Ao final do encontro, será emitido um comunicado oficial”, declarou padre Lombardi.

A Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei” foi instituída em 2 de julho de 1988 pelo Papa João Paulo II para auxiliar na reintegração dos bispos lefebvrianos à Igreja. Em julho deste ano, com o intuito de acompanhar de forma mais próxima os trabalhos do dicastério, o Papa Bento XVI passou a Comissão, que era autônoma, para os domínios da Congregação Para a Doutrina da Fé, sob a presidência do prefeito da Congregação, cardeal William Joseph Levada.

Na ocasião, Bento XVI declarou: “As questões doutrinais, obviamente, permanecem e, até que não sejam esclarecidas, a Fraternidade não possui um status canônico na Igreja e seus ministros não podem exercitar de modo legítimo qualquer ministério”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas