Gaudium news > Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico promove Simpósio Jurídico no Rio sobre relação Igreja-Estado

Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico promove Simpósio Jurídico no Rio sobre relação Igreja-Estado

Rio de Janeiro (Quinta, 15-10-2009, Gaudium Press) O Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico, no Rio, abriu as inscrições para o Simpósio Jurídico sobre “A Relação entre Igreja e Estado – Elementos de Justiça Internacional Presentes no Pontificado de Bento XVI”. O simpósio terá como conferencista Monsenhor Osvaldo Neves de Almeida, oficial da Secretaria de Estado do Vaticano, e marcará o Jubileu de Prata da promulgação do Código de Direito Canônico.

Marcado para o próximo dia 27 de outubro, das 14h às 18h, o Simpósio Jurídico será aberto pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta. Logo após a saudação inicial, haverá a primeira conferência, “A Governabilidade Mundial e o Princípio da Subsidiaridade”, seguida de debate. A segunda conferência da tarde terá como tema “A Santa Sé e Os Organismos Internacionais” e está prevista para começar às 16h10.

O Simpósio Jurídico refletirá, ainda, sobre o acordo assinado em novembro do ano passado entre o Brasil e a Santa Sé e aprovado, no último dia 7 de outubro, pelo Senado Federal. Segundo o Padre José Gomes Moraes, coordenador do evento, “monsenhor Osvaldo Neves de Almeida vai explicar o sentido jurídico da Igreja como entidade: o serviço que a Igreja presta ao Estado, à sociedade e aos homens e mulheres de boa vontade”.

O Simpósio Jurídico sobre “A Relação entre Igreja e Estado” vai ser realizado no 2° andar do Edifício João Paulo II, no bairro da Glória. As inscrições podem ser feitas na sede do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico, que fica na Rua Teófilo Otoni, 82, 10° andar, no Centro. Quem quiser obter mais informações deve ligar para os telefones (0xx21) 2516-5920 e (0xx21) 2516.5786, ou escrever para o e-mail: [email protected].

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas