Gaudium news > Dioceses do Rio Grande do Sul se mobilizam para o Dia Mundial das Missões

Dioceses do Rio Grande do Sul se mobilizam para o Dia Mundial das Missões

Porto Alegre (Quinta, 15/10/2009, Gaudium Press) Nesse mês de outubro, a Igreja convida a todos para celebrar com entusiasmo e abertura a Campanha Missionária. Ela é promovida pela Pontifícia Obra da Propagação da Fé, sediada em Roma, e realizada nas dioceses e paróquias do mundo inteiro. A campanha tem seu ponto alto no Dia Mundial das Missões, instituído pelo Papa Pio XI em 14 de abril de 1926 e celebrado sempre no penúltimo domingo do mês – este ano, dia 18 de outubro.

De acordo com o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Pe. Vitor Agnaldo Menezes, o mês missionário se apresenta como uma oportunidade para as comunidades e, particularmente, para as suas lideranças, mostrarem seu crescimento espiritual e apostólico. “Assim, através das mais diversas iniciativas, promovem-se o espírito missionário entre os fiéis e o anúncio da Boa Nova aqui e no mundo todo”, completa ele.

Engajadas nessa proposta, as dioceses do Rio Grande do Sul realizarão celebrações nas catedrais, paróquias e comunidades para a inauguração da Missão Continental e apresentação do símbolo do Tríptico, que representa o “Cristo do envio”. Dom Jaime Pedro Kohl, bispo diocesano de Osório e referencial para Animação Missionária do Regional Sul 3 da CNBB clama a todas as dioceses do Estado que participem com fervor e alegria desse dia. “Confiantes na ação do Espírito Santo, não tenhamos medo de desencadear processos de conversão e animação missionária. O futuro desenvolvimento disso tudo está nas mãos de Deus e nossas”, disse Dom Jaime.

Neste dia, toda a Igreja, por determinação da Santa Sé, será convidada a realizar uma coleta para o Fundo Universal de Solidariedade Missionária. O resultado da coleta será destinado integralmente á Missão Universal da Igreja. Segundo Dom Jaime, existem muitos projetos missionários que estão á espera de recursos para serem concretizados.

“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe” (Lucas 10, 2). Pe Vitor cita as palavras de Jesus para salientar que elas continuam válidas e atuais. “Existem milhares de pessoas que querem conhecer Jesus, mas falta quem o anuncie, temos que despertar para a missão todos aqueles que dormem”, afirma.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas