Gaudium news > Vaticano homenageia Galileu Galilei com exposição

Vaticano homenageia Galileu Galilei com exposição

Cidade do Vaticano (Quinta, 15-10-2009, Gaudium Press) Os Museus Vaticanos inauguram, a partir de amanhã, 16, uma das mais completas exposições sobre astronomia para assinalar os 400 anos das primeiras observações telescópicas do cientista italiano Galileu Galilei, condenado pela Inquisição ao afirmar que a Terra girava em torno do Sol.

A exposição “Astrum 2009: Astronomia e Instrumentos. O patrimônio histórico italiano 400 anos depois de Galileu”, que se estende até o dia 16 de janeiro de 2010, foi organizada na sede dos Museus Vaticanos por ocasião do Ano Internacional da Astronomia proclamado pela ONU.

“Trata-se de uma seleção de instrumentos que ilustram o percurso dos progressos feitos pela astronomia, com uma especial atenção ao telescópio de Galileu”, explicou o presidente do Instituto Nacional Italiano de Astrofísica, Tommaso Maccacaro.

Boa parte da exposição é dedicada aos telescópios, desde o rudimentar de Galileu até os grandes e complexos empregados pelos observatórios do século XIX.

A exposição, considerada uma das mais completas realizadas na Itália sobre a história astronômica, apresenta uma série de valiosos manuscritos, entre eles o original do Sidereus Nuncius, com os resultados do cientista italiano sobre suas observações celestes.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas