Gaudium news > Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos apresenta livro sobre diálogo com Protestantes

Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos apresenta livro sobre diálogo com Protestantes

Cidade do Vaticano (Quinta, 15-10-2009, Gaudium Press) “Harvesting the Fruits. Basic Aspects of Christian Faith in Ecumenical Dialogue” (“Colhendo os frutos: aspetos básicos da fé cristã no diálogo ecumênico”) é o mais recente livro do cardeal Walter Kasper, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, apresentado hoje na “Sala João Paulo II da Sala de Imprensa do Vaticano. O livro se propõe a apresentar o resultado de 40 anos do diálogo ecumênico entre a Igreja Católica e Anglicanos, Luteranos, Reformistas e Metodistas, iniciado pelo Concílio Vaticano II.

Segundo o cardeal, o livro confirma que o diálogo ecumênico é fecundo. Com estes documentos, o presidente do Conselho espera que se inicie um processo para “chegar a um novo tipo de comportamento ecumênico”. O primeiro passo, lembra, será dado em fevereiro de 2010, quando acontecerá um simpósio organizado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos para “discutir, junto aos nossos consultores e aos nossos parceiros, o futuro do ecumenismo ocidental”.

O livro é fruto do trabalho com os oficiais do conselho e da colaboração com os consultores e parceiros ecumênicos. Foi publicado pela Editora “Continuum” de Londres, em inglês, mas estão previstas traduções também em outras línguas, como italiano, francês, alemão e espanhol.

Cardeal Kasper diz que a ideia, agora, é fazer um livro sobre o diálogo com as Igrejas Orientais.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas