Gaudium news > Reforma da Cúria Romana: Conselho de Cardeais apresenta proposta

Reforma da Cúria Romana: Conselho de Cardeais apresenta proposta

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 13-09-2018, Gaudium Press) O Vaticano anunciou que o Conselho Consultivo de Cardeais, criado pelo Papa Francisco em 2013, apresentou sua proposta para uma nova Constituição Apostólica que, sendo aprovada, deverá reger a Cúria Romana.

Reforma da Cúria Romana.Conselho de Cardeais apresenta proposta .jpg

Os organismos diretivos centrais do governo da Igreja Católica são regulamentados atualmente pela Constituição ‘Pastor Bonus’, um documento instituído e assinado por João Paulo II em 28 de junho de 1988.

O esboço da nova constituição que tem como título ‘Praedicate evangelium’ (Pregai o Evangelho) deve agora ser submetido a uma “revisão estilística e a uma releitura canonística”, informa a Santa Sé.

Depois de 5 anos de trabalhos e estudos, o Papa já criou dois novos dicastérios na Cúria Romana.

Estes dois novos dicastérios criados por Francisco são o Dicastério ‘Leigos, Família e Vida’ e o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Além deles, somam-se duas Secretarias criadas por Francisco, uma para a Economia e outra para a Comunicação.

As informações do Vaticano dão ainda conta de que os membros do Conselho de Cardeais pediram ao Pontífice uma reflexão sobre “o trabalho, a estrutura e a composição” do denominado C-9.

O “C-9”

O conselho consultivo é coordenado pelo cardeal Oscar Maradiaga, de 75 anos; integra ainda os cardeais Giuseppe Bertello (75 anos); Francisco Errázuriz Ossa (85); Oswald Gracias (73); Reinhard Marx (64); Laurent Monsengwo Pasinya (78); Seán Patrick O’Malley (74); George Pell (77) e Pietro Parolin (63).

A próxima reunião do o Conselho Consultivo de Cardeais, o ‘C9′, será entre os dias 10 e 12 de dezembro próximo. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas