Gaudium news > Sínodo sobre os jovens: lista dos participantes é publicada

Sínodo sobre os jovens: lista dos participantes é publicada

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 17-09-2018, Gaudium Press) Depois de divulgada a lista dos participantes da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, tornaram-se conhecidos os nomes dos brasileiros que participarão do evento.
A divulgação foi feita pela Sala de Imprensa da Santa Sé e, como se sabe o Sínodo terá lugar no Vaticano de 3 a 28 de outubro de 2018, tendo como temática “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Sínodo sobre os jovens- lista dos participantes é publicada.jpg

Eclesiásticos Brasileiros

A participação brasileira no Sínodo está garantida não só pelo comparecimento de Dom Sérgio da Rocha e do cardeal João Braz de Aviz, -como Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica- mas também pela presença ativa de Dom Vilsom Basso, SCI, bispo de Imperatriz; Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB, Bispo de Jaboticabal; Dom Gilson Andrade da Silva, bispo titular de Noba, auxiliar de São Salvador da Bahia; Dom Jaime Spengler OFM, arcebispo de Porto Alegre, do Padre Valdir José de Castro (como Superior Geral da Sociedade de São Paulo), padre Alexandre Awi Mello, secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (membro de Nomeação Pontifícia) e o do Padre Alberto Vieira Alvez, como assistente da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos.

Leigos brasileiros

Como leigos estarão representando o Brasil: Filipe Alvez Domingues (Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Gregoriana, especialista em Ética e Mídia), como um dos colaboradores do Secretário Especial; como auditor Lucas Barboza Galhardo (representante do Movimento de Schoenstatt Internacional e membro do Comitê Coordenador Nacional para a Pastoral da Juventude da CNBB) e Cristiane Murray.

Papa e os outros membros

A nota da Sala de Impressa Vaticana informou que, encabeçando a lista de participantes, está evidentemente o Papa Francisco que será o presidente da assembleia sinodal.
A ele segue o secretário geral, cardeal Lorenzo Baldisseri, e os quatro presidentes delegados: o cardeal Louis Raphaël I Sako, patriarca de Babilônia dos Caldeus, líder do Sínodo da Igreja Caldeia (Iraque); o card. Desiré Tsarahazana, arcebispo de Toamasina (Madagascar); o card. Charles Maung Bo, arcebispo de Yangon (Myanmar) e o card. John Ribat, arcebispo de Port Moresby (Papua Nova Guiné).

Ainda segue a lista com o já citado relator geral, card. Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da Conferência nacional dos Bispos do Brasil (também membro do Conselho Ordinário), os dois secretários especiais: o padre jesuíta Giacomo Costa, diretor da revista “Aggiornamenti Sociali”, presidente da Fundação Cultural “San Fedele” e vice-presidente da Fundação Carlo Maria Martini, e o sacerdote salesiano Rossano Sala, professor da Pastoral Juvenil na Pontifícia Universidade Gregoriana e diretor da Revista “Note di Pastorale Giovanile”.

Vem então a Comissão para a Informação, com o presidente Dr. Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação, e como secretário o padre jesuíta Antonio Spadaro, diretor da revista “La Civiltà Cattolica”.

O presidente da Comissão para as Controvérsias (Contestações) será o cardeal Giuseppe Versaldi, prefeito da Congregação para a educação católica.
Dois serão os membros desta Comissão: Dom Charles Jude Scicluna, arcebispo de Malta, e Dom Godfrey Igwebuike Onah, bispo de Nsukka (Nigéria).

O subsecretário do Sínodo dos Bispos é Dom Fabio Fabene, bispo titular de Montefiascone. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas