Gaudium news > Rei Felipe VI visita terra natal de Santa Teresa de Jesus

Rei Felipe VI visita terra natal de Santa Teresa de Jesus

Ávila – Espanha (Quinta-feira, 20-09-2018, Gaudium Press) A Igreja de Ávila, terra natal de Santa Teresa de Jesus, recebeu a visita do Rei Felipe VI, na última quarta-feira, 19 de setembro, por ocasião do Jubileu Teresiano, comemorado pela cidade espanhola desde o mês de outubro de 2017. Para a jurisdição eclesiástica local, a vinda do monarca representa um momento importante no Ano Jubilar, que será encerrado no dia 15 de outubro.

Rei Felipe VI visita terra natal de Santa Teresa de Jesus.jpeg
Foto: Gonzalo González de Vega

“Foi o toque de ouro para este primeiro Ano Jubilar Teresiano a visita do Rei Filipe VI ao local de nascimento de Santa Teresa de Jesus (…) é um apoio fundamental para este evento que celebramos desde o mês de outubro de 2017”, informa comunicado de imprensa publicado no site oficial do Jubileu Teresiano (2017-2018).

O rei chegou à casa da Santa por volta do meio-dia (horário local), sendo recebido por uma multidão de pessoas que o esperavam na praça em frente ao templo. Depois de saudar os presentes, Filipe VI entrou pela porta do Jubileu, onde foi recebido pelo Bispo de Ávila, Dom Jesus Garcia Burillo, o Padre David Jiménez, prior do convento, e Jorge Zazo, delegado do Ano Jubilar. Na porta, o monarca leu a placa que foi colocada em seu limiar com a seguinte frase: “A porta para entrar neste castelo é a oração”, extraída da obra “As Moradas”, de Santa Teresa.

No interior, o rei espanhol aproximou-se dos pés do altar, onde se encontra a Imagem de Santa Teresa, obra do imaginário Gregorio Fernández. Ele também venerou duas das relíquias da Santa: um de seus dedos e o cajado que ela usou como peregrina para fundar os conventos do Carmelo renovado. Este mesmo bastão foi o mesmo que peregrinou por vários países em preparação ao Jubileu de Santa Teresa pelos 500 anos de seu nascimento, celebrado em 2015.

Mais tarde, o monarca entrou na capela do nascimento de Teresa de Ávila. No local, sentado à sua mesa – também usado por São João Paulo II, em 1982, quando visitou a cidade espanhola -, ele assinou um pergaminho que lembrará sua visita ao convento. O pergaminho foi pintado à mão por uma freira carmelita.

Felipe VI encerrou sua visita após passar pelo Museu Teresiano, adjacente ao convento. Lá, estão guardados documentos relacionados a Santa Teresa, além de uma reprodução de seu quarto no Mosteiro de San José, entre outros objetos de importante valor espiritual. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações do Jubileu Teresiano (2017-2018)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas