Gaudium news > Em mensagem a diretor da FAO, Bento XVI pede mais recursos para eliminar a fome

Em mensagem a diretor da FAO, Bento XVI pede mais recursos para eliminar a fome

Cidade do Vaticano (Sexta, 16-10-2009, Gaudium Press) “Alcançar a segurança alimentar em tempos de crise” é o tema do Dia Mundial da Alimentação celebrado hoje, uma promoção anual do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Por conta da ocasião, Bento XVI enviou uma carta ao diretor geral da entidade, Jacques Diouf, na qual afirma que o tema “convida a considerar o trabalho agrícola como elemento fundamental da segurança alimentar” e “um componente integral da atividade econômica”.

No documento, cujo teor foi divulgado hoje pelo Vaticano, o Papa pede mais solidariedade e fraternidade por parte da comunidade internacional e de suas instituições e pede para que estas intervenham “de maneira mais adequada e determinada” para proteger os recursos naturais. Ele ressalta que a situação mais dramática no que diz respeito à agricultura é a de zonas agrícolas fortemente atingidas pela atual crise econômica. As crises, ademais, requerem, como observa Bento XVI na mensagem, “uma necessária modificação dos estilos de vida e dos modos de pensar”.

“A agricultura precisa de mais investimentos e recursos porque os bens da criação são limitados por natureza. Como garantir a segurança alimentar das gerações atuais e futuras sem comportamentos responsáveis?”, indagou o Santo Padre, lembrando que o setor precisa de “uma profunda solidariedade e uma previdente fraternidade”, entre as pessoas.

Ainda de acordo com o Santo Padre, o drama da fome só poderá ser combatido com a eliminação dos obstáculos no desenvolvimento agrícola e com a garantia de desenvolvimento a todas as regiões do planeta. “O acesso à comida, mais do que uma necessidade elementar, é um direito fundamental das pessoas e dos povos”, sentencia Bento XVI

Há dois dias a Santa Sé informou que o Papa participará da abertura do Vértice mundial sobre a segurança alimentar, no âmbito da 36ª Conferência Geral do Fundo da FAO. O vértice acontece em Roma entre os próximos dias 16 e 18 de novembro.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas