Gaudium news > "Devemos manter o espírito evangelizador de Aparecida para reforçar a fé no continente", diz dom Corrales

"Devemos manter o espírito evangelizador de Aparecida para reforçar a fé no continente", diz dom Corrales

Bogotá (Sexta, 16-10-2009, Gaudium Press) Depois de ser nomeado pelo Papa Bento XVI como membro da Pontífica Comissão para a América Latina, no dia 8 desse mês, o arcebispo de Santa Fé de Antioquia (oeste da Colômbia), dom Orlando Antonio Corrales García, conversou com à Gaudium Press e manifestou sua reação sobre sua nomeação à Comissão, onde exercerá um mandato de 5 anos.

Apesar de ainda não ter chegado às suas mãos o comunicado oficial, dom Corrales disse que o núncio apostólico da Colômbia e arcebispo titular de Vibo, dom. Aldo Cavalli, o chamou e o felicitou pela nomeação.

O arcebispo de Santa fé de Antioquia destacou a confiança depositada nele para integrar a Comissão e afirmou que recebeu a designação com alegria.

“É um voto de confiança enorme da parte do Santo Padre. De certo modo, a nomeação se deve por causa da minha extensa relação com o Celam (Conselho Episcopal Latinoamericano).

Espero cumprir essa nova missão com satisfação, pensando que será enriquecedora à minha vida sacerdotal”, afirmou.

Disse, também, que será grato por trabalhar junto ao vice-presidente da Pontíficia Comissão para a América Latina, o também colombiano dom José Octavio Ruiz Arenas. “Somos amigos e já trabalhamos juntos, quando fizemos parte da Comissão Episcopal de doutrina colombiana, quando ele (dom Octavio) era presidente”, observou.

O arcebispo de Santa fé de Antioquia desejou, ainda, que o novo projeto impulsione e mantenha os ideais do encontro em Aparecida: “Será muito bom não perder esse espírito de evangelização. Uma missão que ajude as pessoas de nosso continente a amadurecer e crescer em sua fé”, concluiu.

A Pontifícia Comissão para a América Latina é um orgão da Santa Sé que tem a função de estudar os problemas doutrinais e pastorais referentes à vida e o desenvolvimento da Igreja na América Latina.

Novos membros

Segundo o boletim de imprensa divulgado pela Santa Sé no dia 8 de outubro desse ano, o Papa Bento XVI nomeou à Pontifícia Comissão para a América Latina os seguintes membros:

card. Nicolás de Jesús López Rodríguez, arcebispo de Santo Domingo, República Dominicana;
card. Juan Sandoval Iñiguez, arcebispo de Guadalajara, México;
card. Marc Ouellet, arcebispo de Québec, Canadá;
card. Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, Brasil;
dom Mario Antonio Cargnello, arcebispo de Salta, Argentina;
dom Rubén Héctor Agüero, arcebispo de La Plata, Argentina;
dom. Nicolás Cotugno Fanizzi, arcebispo de Montevidéu, Uruguai;
dom. Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana, Brasil;
dom. Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, Brasil;
dom Leopoldo José Brenes Solórzano, arcebispo de Manágua, na Nicarágua;
dom Juan José Asenjo Pelegrina, arcebispo coadjutor de Sevilla, Espanha.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas