Gaudium news > Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio homenageia centenário de dom Helder Câmara

Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio homenageia centenário de dom Helder Câmara

Rio de Janeiro (Sexta, 16-10-2009, Gaudium Press) A Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro dará continuidade, nos dias 20 e 21 de outubro, à série de homenagens em comemoração ao centenário de dom Helder Câmara, fundador da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB. Desta vez, a comissão Ano dom Helder Câmara, da PUC, promoverá o encontro “Nosso Papel para a Paz”. Se estivesse vivo, dom Helder teria completado 100 anos no dia 7 de fevereiro deste ano. Ele faleceu em 27 de agosto de 1999, aos 90 anos.

Durante os dois dias de evento, serão realizadas oficinas e exposição de pássaros em origami com mensagens do fundador CNBB. Todos os pássaros confeccionados no evento serão espalhados pelo campus, no “varal das pombas da paz de dom Helder Câmara”. Até o momento, já foram confeccionados mais de mil origamis.

Além da exposição de origamis, o encontro realizará, também, outra exposição, fotográfica, com imagens marcantes da vida do bispo. Estandes montados na universidade vão recolher roupas e calçados, que serão doados à Comunidade de Emaús, no bairro de Cordovil, projeto social criado por dom Helder Câmara e que presta acolhida a moradores de rua.

Entre outras ações, a PUC já promoveu a Aula Magna de abertura do ano acadêmico de 2009, com o tema “Dom Helder Câmara – Profeta da Justiça e da Esperança”, proferida pelo arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, no dia 27 de março, e lançou o site comemorativo dos 100 anos de dom Helder Câmara no dia 19 de junho.

A abertura do encontro “Nosso Papel Para a Paz” será na próxima terça-feira, dia 20, às 9h30, nos pilotis do Edifício da Amizade, Ala Kennedy. Informações adicionais sobre o evento poderão ser encontradas no site do centenário: http://www.ccpg.puc-rio.br/memoriapos/dhc/index.htm.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas