Gaudium news > Encontro de Rádios Cristãs da Europa para debater “desafio digital”

Encontro de Rádios Cristãs da Europa para debater “desafio digital”

Lisboa – Portugal (Quinta-feira, 11-10-2018, Gaudium Press) Dentro do tema “O desafio digital para as nossas Rádios”, iniciou-se nesta quarta-feira, Lisboa, o 25.º Encontro da Conferência Europeia de Rádios Cristãs (CERC), nas instalações do Grupo Renascença de comunicação, ligado ao Episcopado português.

Esta é a terceira vez que Portugal acolhe o encontro da CERC, num total de 19 participantes entre eles o Dicastério para a Comunicação (Vaticano), que engloba o projeto de rádio da Santa Sé.

Na base deste evento estará a reflexão sobre o desafio digital para as rádios cristãs, uma temática que esteve também em debate nas últimas Jornadas de Comunicação Social e Digital, promovidas pela Igreja Católica em Portugal.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, Isabel Figueiredo, responsável pela coordenação de conteúdos da Rádio Renascença, “destaca a satisfação e o orgulho” que representa, quer para o Grupo Renascença quer para Portugal, receber esta iniciativa e poder “partilhar experiências” com colegas de diferentes países e contextos.

Isabel Figueiredo afirmou que “É sempre um tempo de podermos passar o testemunho uns aos outros, do que é que vamos fazendo, como é que poderemos fazer melhor, e como é que poderemos através da rádio ter esta presença cristã nos países onde estamos”, realça a responsável.

Para a responsável pela coordenação de conteúdos da Rádio Renascença, apesar dos tempos serem diferentes, e de hoje termos “todo aquele aparato tecnológico nos estúdios”, “a alma da rádio” continua a estar “nas pessoas que fazem a rádio e nas que produzem os conteúdos, que dão voz, que dão informação, que procuram as notícias”.

Nesse sentido, é essencial que as rádios de hoje, e neste caso as emissoras católicas, tenham “pessoas suficientemente preparadas para conseguirem utilizar da melhor maneira os meios tecnológicos mais avançados”, complementa.

O 25.º encontro da Conferência Europeia de Rádios Cristãs iniciou-se com uma sessão de acolhida com intervenções do presidente do Grupo Renascença Multimédia, o padre Américo Aguiar, e do presidente da CERC, Pavel Miksu.

O programa destaca uma conferência sobre a nova organização dos media da Santa Sé, trazida por Jean-Charles Potzolu, do Dicastério do Vaticano para a Comunicação.

No último dia haverá um encontro com o cardeal-patriarca de Lisboa, e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Agencia Ecclesia)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas