Gaudium news > Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completa 66 anos

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completa 66 anos

Redação (Segunda-feira, 15-10-2018, Gaudium Press) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completou no último domingo, 14, 66 anos desde a sua criação.

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completa 66 anos 1.jpg

Um tríduo preparatório para a festa foi iniciado na última quinta-feira, 11, na matriz. Os colaboradores se reuniam ao longo de cada dia para rezar motivados pelas palavras que compõem o lema da CNBB para de outubro de 2018/2019: perseverança, mansidão e firmeza.

“A celebração do aniversário da CNBB é sempre uma ocasião especial para reconhecer com ação de graças, com gratidão o grande dom de Deus que é a conferência episcopal”, afirmou o Arcebispo de Brasília (DF) e atual presidente da CNBB, Cardeal Sergio da Rocha.

O purpurado recordou a missão da CNBB ao longo da história e a contribuição que a conferência tem dado à Igreja, no sentido mais interno da instituição eclesial, e para o país, “para a construção de uma sociedade que seja justa, fraterna, iluminada, alicerçada pelos valores do Reino de Deus, pelos valores do Evangelho, pela Doutrina Social da Igreja”.

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completa 66 anos 2.png

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi instalada às 9h30 do dia 14 de outubro de 1952, no Palácio São Joaquim, sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), onde também aconteceu a eleição da comissão permanente encarregada de dirigir a entidade.

Foi Dom Helder Câmara, então Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, quem deu início à instalação do Secretariado Nacional da Ação Católica Brasileira, precursora da conferência episcopal. Em dezembro de 1950, Dom Helder apresentou sua ideia da CNBB ao então integrante da secretaria de Estado do Vaticano, monsenhor Giovanni Battista Montini, que seria eleito Papa Paulo VI. Em menos de três meses, após a eleição do Pontífice, foi fundada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Em duas oportunidades Dom Helder foi secretário-geral da entidade: em 14 de outubro de 1952 até 10 de julho de 1958. Na quarta assembleia ordinária da Conferência, houve a reeleição para o cargo, que ocupou até o dia 27 de outubro de 1964.

Desde então a CNBB teve muitos presidentes e secretários gerais, sendo considerada a terceira maior do mundo reconhecida pela Santa Sé. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas