Gaudium news > Santuário de Aparecida inaugura Caminho do Rosário

Santuário de Aparecida inaugura Caminho do Rosário

Aparecida – São Paulo (Terça-feira, 16-10-2018, Gaudium Press) O Santuário Nacional de Aparecida inaugurou no último domingo, 14, o Caminho do Rosário. A obra é um trajeto de 1300 metros que une a Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu, local onde a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717.

Santuário de Aparecida inaugura Caminho do Rosário 1.jpg

A cerimônia de inauguração foi iniciada com uma Santa Missa no Altar Central do Santuário presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que em sua homilia agradeceu a todos os que contribuíram para a construção do Caminho, ressaltando que esse é um dos caminhos para o céu. “Você que partilhou a construção do Caminho do Rosário, está na direção certa do caminho do céu. O Caminho do Rosário é também um caminho bíblico, por isso é caminho do céu”.

Ao término da Celebração Eucarística, os fiéis foram em procissão até o Caminho do Rosário. Ali tiveram momentos de oração e bênção diante das cenas do Rosário. Além da presença de Dom Orlando Brandes, a inauguração solene contou com a participação do reitor, Padre João Batista de Almeida; do ecônomo, Padre Daniel Antônio; e de centenas de devotos.

Santuário de Aparecida inaugura Caminho do Rosário 2.jpg

Durante a solenidade, o reitor do Santuário destacou a presença dos Redentoristas em Aparecida, que em 1894 assumiram a missão de promover a oração na cidade da Mãe Aparecida, através de obras que reforçam essa espiritualidade.

“Desde 1894, os Redentoristas estão presentes nesse Santuário fazendo obras para complementar aquilo que é a espiritualidade do Santuário, que é a oração. Nós sabemos que o povo gosta muito de rezar o Rosário e nós redentoristas também gostamos muito do Rosário, tanto que o terço está no nosso hábito. Então, esse caminho vem concretizar a presença dos Redentoristas em Aparecida e reforçar esse importante instrumento de oração que é o Rosário, uma oração onde Maria nos conduz a Jesus”, explicou o sacerdote.

Dom Orlando presidiu o rito de benção do caminho abençoando a placa de inauguração, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida na entrada do Caminho e os terços entregues a cada devoto que estava acompanhando o momento solene.

Santuário de Aparecida inaugura Caminho do Rosário 3.jpg

Composto por um trajeto que passa por 20 cenários e com um total de 128 esculturas, o Caminho do Rosário é um espaço que proporciona ao devoto a contemplação dos Mistérios Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos.

As peças retratam o Novo Testamento, desde a anunciação até a morte de Jesus Cristo, passando por seu nascimento e os acontecimentos da sua vida, contribuindo para a oração e o aprendizado sobre o terço, especialmente às crianças.

O ecônomo do Santuário, Padre Daniel Antônio explicou a importância da iniciativa: “O povo católico, que já tem a experiência de fazer a oração do rosário, terá a oportunidade de contemplar tudo isso ao rezar os mistérios diante de cenas com esculturas muito bonitas em tamanho natural, e aqueles que ainda não têm a prática do rosário, principalmente as crianças, vão poder olhar as imagens, quer dizer, ter o cenário e, de algum modo, já decorar tudo aquilo e ir se acostumando, criando uma tradição de oração, pedindo a intercessão de Nossa Senhora. Então, essa é uma das grandes contribuições do Caminho do Rosário”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas