Gaudium news > Exposição recorda os 70 anos do Congresso Eucarístico Nacional

Exposição recorda os 70 anos do Congresso Eucarístico Nacional

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Quarta-feira, 17-10-2018, Gaudium Press) Na próxima sexta-feira, 19, será inaugurada em Porto Alegre a exposição: ‘O Santíssimo em Adoração: 70 anos do V Congresso Eucarístico Nacional’, que reunirá objetos litúrgicos, paramentos, documentos, fotografias e vídeos desse importante evento.

Exposição recorda os 70 anos do Congresso Eucarístico Nacional 1.jpg

A mostra, que é promovida pela Arquidiocese de Porto Alegre em união com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia da capital gaúcha, recordam o V Congresso Eucarístico Nacional realizado entre os dias 28 a 31 de outubro de 1948.

O V Congresso Eucarístico Nacional foi iniciado com uma Procissão Eucarística noturna pelo Rio Guaíba, no dia 27 de outubro. Na manhã do dia seguinte, cerca de 80 mil fiéis se reuniram para participar da Missa de abertura presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Vicente Scherer, e acompanhada por uma orquestra e coro de 500 cantores.

Exposição recorda os 70 anos do Congresso Eucarístico Nacional 2.jpg

A organização do evento havia se dividido em duas comissões: a central, composta por clérigos e leigos; e a feminina, composta por leigas. Ao longo do Congresso, em diversas partes da cidade se promoveu catequeses intensas, reuniões de estudo e simpósios sobre o tema Eucaristia.

No dia 31 de outubro daquele ano ocorreu o encerramento do Congresso, marcado pela Missa Pontifical, presidida pelo Cardeal Legado Dom Jaime de Barros Câmara, Arcebispo do Rio de Janeiro, e pela Procissão Triunfal que saiu da Igreja Nossa Senhora das Dores conduzindo o Santíssimo Sacramento no ostensório do Congresso. Por volta de 300 mil pessoas participaram da procissão, que percorreu 3 quilômetros sentido o Parque Farroupilha. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas