Gaudium news > Padre mundano também escandaliza, diz Francisco a seminaristas

Padre mundano também escandaliza, diz Francisco a seminaristas

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 18-10-2018, Gaudium Press) No encontro que o Papa Francisco manteve com seminaristas lombardos, na Sala Clementina, no último sábado, o Pontífice, respondendo a algumas perguntas, fez afirmações importantes e lhes deu conselhos para que se convertam em santos sacerdotes e pastores dedicados do povo de Deus.

Padre mundano também escandaliza, diz Francisco a seminaristas .jpg

“Para mim, o escândalo mais forte é também o padre mundano”, que nunca é visto diante do tabernáculo ou que nunca vai ao hospital visitar os doentes, disse o Papa aos seminaristas.

Francisco traçou as caracte´risticas dos futuros padres convidando-os a estarem “próximos ao povo de Deus e, antes ainda, estar próximos a Jesus na oração” , além de cultivar “a familiaridade com a Palavra que é a familiaridade do coração”.

Para o Papa, um sacerdote deve ser “humano, normal, estar em seu lugar e nunca escandalizar” e recorda que “o povo de Deus tem uma grande sabedoria, mas não sabe perdoar quem maltrata as pessoas e o padre que é apegado ao dinheiro”.

Proximidade do povo de Deus

“A Igreja deve ser em saída como Jesus quis e não uma Igreja passeio”. Francisco aconselha isto porque “a saída não é uma aventura, mas um mandato do Senhor”, e os sacerdotes são chamados a seguir por este caminho, mesmo quando é difícil fazer-se entender, ser acolhidos, mesmo que seja mandado embora.

O convite do Papa foi para serem feitas coisas concretas: estar próximos ao povo de Deus e antes ainda estar próximos a Jesus na oração, cultivar “a familiaridade com a Palavra que é familiaridade do coração”. Um padre que vai atrás de mil coisas, se afasta do ideal de Jesus.

Misericórdia

Um sacerdote deve recordar-se de onde se veio, reconhecer que tudo é dom e graça. Por isso Francisco convida os sacerdotes a perguntarem-se sempre, a discernir o que é bom, a não serem rígidos, porque a rigidez pode esconder problemas, a serem alegres.

Segundo Francisco estes são critérios que critérios que ajudam também aos educadores a compreender a verdadeira vocação dos seminaristas que vão mais tarde, seguir pelo caminho da paciência”.

A Eucaristia e a celebração com beleza

Respondendo a uma pergunta sobre jovens que não reconhecem a Eucaristia como um momento central da vida de cada homem e mulher, Francisco respondeu:

“A Eucaristia é um mistério que deve ser explicado passo a passo”. Às vezes a Missa é uma vigília fúnebre e por isto se recomenda homilias breves, no máximo 8 minutos, intercalando uma ideia, uma imagem e uma palavra. O segredo para celebrar com beleza”. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas