Gaudium news > No Ângelus do Dia Mundial das Missões, Papa lembra missionário morto no Brasil

No Ângelus do Dia Mundial das Missões, Papa lembra missionário morto no Brasil

Cidade do Vaticano (Segunda, 19-10-2009, Gaudium Press) No dia em que a Igreja Católica comemorou o seu Dia Mundial das Missões, o Papa Bento XVI citou o trabalho de diversos religiosos sequestrados, mortos e perseguidos durante suas atividades missionárias no mundo. Dentre os nominalmente citados pelo pontífice neste domingo, em seu discurso que antecede a oração mariana do Ângelus, estava o sacerdote italiano “fidei donum” Ruggero Ruvoletto, morto no dia 19 de setembro em Manaus. Bento XVI pediu aos fiéis que orassem por todos os religiosos missionários “que sacrificaram suas vidas para levar o Evangelho no mundo”.

Além do sacerdote italiano morto no Brasil, o Papa também citou especificamente padre Michael Sinnot, religioso irlandês sequestrado recentemente nas Filipinas.

Pe. Rogério vivia em Manaus há dois anos e era encarregado de diversos projetos, como a construção de uma escola para crianças e um centro para ensinar a língua italiana. Padre Michael Sinnot, de 79 anos, foi sequestrado nas Filipinas em 11 de outubro passado. O sacerdote tem dois by-pass (espécie de marca-passo) e foi recentemente operado do coração.

O Dia Mundial das Missões, observa o Papa, é, “para cada comunidade eclesial e para cada um, um forte chamado ao empenho de anunciar e testemunhar o Evangelho, em particular àqueles que ainda não o conhecem”. O Santo Padre agradeceu todos os missionários e missionárias do mundo por seus empenhos na difusão da fé cristã e disse que a “Igreja existe para anunciar esta mensagem de esperança para toda a humanidade”.

“Além disso, convido todos os cristãos a um gesto de divisão material e espiritual para ajudar as Igrejas Jovens dos países mais pobres”, instou ainda Bento XVI. O Papa agradeceu também as Pontifícias Obras Missionárias, por atuarem na animação e na formação missionária, e destacou o espírito “de sacrifício e de amor a Cristo e à sua Igreja” que está emergindo no Sínodo dos Bispos para a África.

O tradicional encontro com os fiéis aconteceu na Praça de São Pedro. Ao final da cerimônia, o Santo Padre se aproximou da janela do seu escritório no Palácio Apostólico Vaticano e, como de costume, saudou os presentes em diversas línguas. Em espanhol, disse:

“Saludo con afecto a los peregrinos de lengua española, en particular a los fieles de la Hermandad del Señor de los Milagros, de Roma, a los miembros de la Hermandad de la Virgen de la Amargura, de Lorca, y al grupo de jóvenes españoles y latinoamericanos que trabajan pastoralmente en la defensa de la vida. En este domingo, la Iglesia celebra la Jornada Mundial de las Misiones. Os invito a todos a orar por tantos sacerdotes, religiosos y laicos, que han entregado su vida a la evangelización de los pueblos. Encomiendo a la protección maternal de María Santísima, que durante este mes invocamos especialmente con el título de Nuestra Señora del Rosario, a todos los misioneros del mundo, para que no les falte nunca nuestro apoyo espiritual y material en su difícil tarea apostólica. Feliz domingo!”

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas