Gaudium news > Igreja Católica promove coleta universal pelas missões

Igreja Católica promove coleta universal pelas missões

Redação (Sexta-feira, 19-10-2018, Gaudium Press) A Igreja Católica realizará no próximo domingo, 21, uma Coleta Universal pelas Missões, promovida pelas Obras Missionárias Pontificas. A celebração do Domingo Universal de Missões será uma forma de renovar o compromisso de anunciar o Evangelho e dar às atividades pastorais uma dimensão missionária mais universal.

Igreja Católica promove coleta universal pelas missões.jpg

O objetivo da iniciativa é o de ressaltar a principal missão do batizado, que é anunciar a Nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo, assim como reunir fundos para sustentar as missões em todo o orbe. Todo valor arrecadado será destinado integralmente para as diferentes obras missionárias que a Igreja sustenta nos cinco continentes.

Desta coleta, 80% são destinados para auxiliar atualmente 1.050 Dioceses pobres nos territórios de missão e diversos projetos na África, Ásia, Oceania e América Latina. Os outros 20% são para a ação missionária no Brasil.

Em sua mensagem por ocasião desta data, o Papa Francisco destacou a missão dos jovens na desafiante aventura da evangelização. “Ninguém melhor do que os jovens para perceber como a vida surpreende e atrai. Viver com alegria a própria responsabilidade ante o mundo é um grande desafio”, ressaltou.

Igreja Católica promove coleta universal pelas missões 2.png

O Pontífice também exortou aos jovens para que não tenham medo de Cristo e de sua Igreja, pois “neles se encontra o tesouro que enche de alegria a vida”. Além disso, o Santo Padre também incentivou a transmissão da Fé e o zelo evangelizador, especialmente nas diversas periferias do mundo. “A missão até os confins da terra exige o dom de si na vocação que nos deu quem nos colocou nesta terra”, diz em sua mensagem.

O recém-nomeado Diretor Nacional das Obras Missionárias Pontifícias, Frei Luis Alberto Nahuelanca M., OFM, também deixou uma mensagem aos fiéis por ocasião da celebração do Domingo Universal de Missões. “Nestes tempos complexos e críticos que vivemos como Igreja, não podemos cair na tentação do confinamento. Nesta hora de ventos de furacões, onde o mar tempestuoso e suas fortes ondas parecem afundar o barco da Igreja, nós, discípulos de Jesus Cristo, somos desafiados a cruzar para a outra margem das novas situações humanas, com valentia e esperança”, afirmou.

Como o valor das ofertas chega às Missões?

No mês de outubro, em especial no Dia Mundial das Missões, as comunidades e paróquias recebem dos católicos as ofertas por meio da Coleta para as missões. Essas ofertas são enviadas para as Dioceses que recolhem toda a arrecadação de suas comunidades e paróquias.

Até o final do ano ou no máximo até o mês de fevereiro, as Dioceses repassam o valor total das ofertas para a direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília (DF).

No mês de março, a direção nacional das POM comunica à Congregação para a Propagação da Fé, em Roma, o valor arrecadado. Reserva uma pequena parte para a animação missionária e para a administração nacional.

Igreja Católica promove coleta universal pelas missões 3.jpg

A direção nacional das POM repassa os valores para o Fundo Mundial de Caridade em Roma, e na Assembleia Geral, no mês de maio, avalia, aprova e destina os recursos para os Projetos nos cinco continentes. Os principais projetos são:

– Trabalhos de promoção humana, catequese e evangelização;

– Formação dos futuros sacerdotes e religiosos(as);

– Manutenção de missionários e igrejas em terras de missão;

– Meios de comunicação social e de transportes;

– Apoio e ajuda a centros de educação e saúde, casas de portadores de deficiências físicas;

– Construções de capelas, igrejas, seminários e hospitais;

– Casas para idosos, orfanatos, creches, centros de reeducação social e dependentes químicos;

– Subsídios de urgências em situações de desastres e calamidades públicas.

São centenas de projetos que beneficiam milhares de pessoas ligadas a instituições mantidas nos países mais pobres do mundo.

Por fim, os destinatários prestam contas do uso do dinheiro recebido com documentos e testemunhos de gratidão. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas