Gaudium news > Bispo católico armênio para América Latina toma posse em São Paulo

Bispo católico armênio para América Latina toma posse em São Paulo

São Paulo (Quarta-feira, 24-10-2018, Gaudium Press) Neste último domingo, 21, Dom Paulo León Hakimian, tomou posse como novo Bispo do Exarcado Apostólico Armênio da América Latina. A cerimônia ocorreu na Catedral São Gregório Iluminador, em São Paulo.

Bispo católico armênio para América Latina toma posse em São Paulo 1.jpeg

A Santa Missa foi celebrada em rito armênio e contou com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo; de Dom Sérgio de Deus Borges, Bispo Auxiliar de São Paulo e Administrador Apostólico da Eparquia Greco-Melquita Nossa Senhora do Paraíso; além de representantes da comunidade armênia na América Latina, dentre os quais, a Cônsul-Geral Honorária da Armênia em São Paulo, Hilda Diruhy Burmaian.

Dom Paulo León Hakimian explicou durante a celebração que o maior desafio de sua missão é chegar às famílias que estão longes da Igreja. “No início, quando as famílias armênias chegaram à América Latina se concentravam próximas da Igreja. Com o tempo, o povo se dispersou e vão à Igreja só em ocasiões festivas ou para batizar uma criança ou se casarem. Precisamos criar ocasiões para que essas pessoas vivam sua identidade, liturgia e tradição”, afirmou.

Bispo católico armênio para América Latina toma posse em São Paulo 2.jpeg

Outro desafio citado pelo novo Exarca Apostólico é o de formar comunidades em todos os países abrangidos pelo Exarcado. Para isso, ele acredita ser necessário que existam vocações sacerdotais para que haja Padres que acompanhem os fiéis.

Nomeado pelo Papa Francisco em 4 de julho deste ano, Dom Paulo é o segundo Bispo Católico Armênio para América Latina. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 29 de setembro, e foi ministrada pelo Patriarca dos católicos armênios, Gregório Pedro XX, em Roma. O novo Exarca sucede a Dom Vartan Waldir Boghossian, que esteve à frente da Igreja Católica Armênia no continente por 37 anos. O novo bispo também foi nomeado para a Eparquia dos Católicos Armênios da Argentina, com sede em Buenos Aires.

Bispo católico armênio para América Latina toma posse em São Paulo 3.jpeg

Sobre a notícia de sua nomeação episcopal, Dom Paulo revelou que sentiu um misto de alegria e medo, pois “os Bispos são sucessores dos apóstolos e, historicamente, quase todos os apóstolos acabaram sendo mártires. Então, também senti medo, pois começo a viver um martírio. Mas cofio em Deus que nos dará forças para servir o nosso povo, mantendo viva a milenar identidade armênia”.

Criado em 1981 por São João Paulo II, o Exarcado Apostólico Armênio da América Latina teve sua primeira sede em Buenos Aires, Argentina, tendo Dom Vartan Boghossian como primeiro Bispo. Nas igrejas católicas de rito oriental, o exarcado é equivalente ao que na Igreja ocidental é chamado de prelazia, isto é, uma Diocese em formação. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas