Gaudium news > Padres Sinodais peregrinam a São Pedro e fazem profissão de fé com o Papa

Padres Sinodais peregrinam a São Pedro e fazem profissão de fé com o Papa

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 25-10-2018, Gaudium PressNesta manhã, os Padres Sinodais e centenas de jovens percorreram uma parte da “Via Francígena”, a rota de peregrinação que tem seu início na Catedral de Canterbury, na Inglaterra, passa pela França, pela Suíça, conduzindo os peregrinos até o túmulo do primeiro Papa, na Basílica de São Pedro, em Roma, para, depois, seguir até Jerusalém.

Os prelados e os jovens percorreram o último trecho da Via Francígena, desde o Monte Mario até a Basílica Vaticana, sendo ali recebidos pelo Papa Francisco.

Diante do Túmulo de São Pedro fizeram uma profissão de fé.

Durante a peregrinação, todos rezaram o Terço e as orações propostas por Francisco pela Igreja pedindo proteção para ela diante dos ataques de todo gênero movidos pelo demônio.

Foi rezada a oração Sub tuum praesidium, À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus e o exorcismo breve composto por Leão XIII.

A peregrinação foi promovida pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, do qual é prefeito o Arcebispo Rino Fisichella.

Missa

Ao final da peregrinação, o Cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, presidiu uma Santa Missa durante a qual Francisco dirigiu a profissão de fé com todos os presentes na forma de perguntas e respostas com o conteúdo da oração do Credo.

A homilia foi pronunciada por Dom Fisichella que afirmou:

“Hoje, desejamos acolher o sentido desta peregrinação.
Estamos celebrando juntos com Pedro o Sínodo dos Jovens, professamos nossa fé e agora queremos acolher o significado de Pedro, De sua vida e vocação.
Aqui, tudo fala de Pedro e Pedro nos mostra como viver como cristãos”.

Continuou o Arcebispo:

“Pedro não conhecia Jesus, mas estava fascinado.
Como podia dizer a um pescador de profissão o que fazer?

Pedro estava cansado e desiludido (…), mas confiou nele. A confiança que colocou em Jesus sem conhecê-lo.

Daí o primeiro ensinamento: sem mim não podem fazer nada. Pedro lentamente compreende que precisa da graça de Deus, porque sem Ele não podemos fazer nada”.

“Assim que Pedro viu que confiar em Jesus dá fruto, -recordou dom Fisichella- tomou consciência de quem é Jesus. E Jesus não deixa Pedro pecador, diz a ele que não tema, que será pescador de homens, e que siga perto Dele”.

“Pedro é generoso como é típico nos jovens: deixa tudo e segue Jesus, não duvida em seguir o Mestre por três anos”.

Para concluir, disse o Arcebispo: Apesar de sua traição, apesar de ter negado três vezes o seu Senhor, Pedro “rezará de joelhos diante de Deus. Pedro reza e é capaz do dom do martírio e, com ele, cumpre sua vocação”.

Oração do Papa

No final da Missa, o Papa rezou a seguinte oração e com ela encerrou-se a cerimônia:

“Pai Onipotente,
que iluminaste o Apóstolo Pedro,
para te proclamar Deus vivo e verdadeiro, e a Cristo teu único filho,
Tu que o uniste a seu Mestre na gloriosa paixão,
confirma-nos em tua verdade e teu amor
e dá-nos, por sua intercessão,
a vitória sobre o pecado e a verdadeira liberdade de espírito.
Por Cristo nosso Senhor,

Amém.

 

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas