Gaudium news > A paz é feita com humildade, doçura e magnanimidade, diz Papa

A paz é feita com humildade, doçura e magnanimidade, diz Papa

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 26-10-2018, Gaudium Press) Na homilia da missa celebrada na Casa Santa Marta nesta sexta-feira, 26/10, o Papa refletiu sobre a Primeira Leitura do dia, extraída da Carta de São Paulo aos Efésios, quando ele trata da paz.

Isto deu oportunidade a Francisco de afirmar que a paz passa pela humildade, a doçura e a magnanimidade.

O Pontífice recordou que Paulo dirigiu aos cristãos um verdadeiro “hino à unidade” quando estava na prisão, evocando a “dignidade da vocação”.

Suportai-vos uns aos outros

O Papa disse, então que naquela leitura estava o chamado a um comportamento digno “do chamado” recebido, “com toda humildade, doçura e magnanimidade”.

E afirmou:
Para fazer a paz, a unidade entre nós, “humildade, doçura -nós que estamos acostumados a nos insultar, a gritar… doçura- e magnanimidade”.

Deixa para lá, mas abra o coração.

Mas é possível fazer a paz no mundo com essas três pequenas coisas? Sim, é o caminho.

É possível chegar à unidade? Sim, aquele caminho: “humildade, doçura e magnanimidade”.

E Paulo -afirma Francisco- é prático, e continua com um conselho muito prático: “suportai-vos uns aos outros no amor”, suportai-vos uns aos outros.

Não é fácil, sempre escapa o juízo, a condenação, que leva à separação, à distância …

O próprio Jesus, destacou o Papa, “antes de morrer, na Última Ceia, pediu ao Pai a graça da unidade para todos nós”.

Suportar…

O conselho é então “suportar”, “porque todos nós causamos incômodo, impaciência, porque todos nós – recordou – somos pecadores, todos temos os nossos defeitos”.

São Paulo recomenda “preservar a unidade do espírito por meio do vínculo da paz”, “certamente sob a inspiração das palavras de Jesus na Última Ceia:
‘Um só corpo e um só espírito'”.

Depois segue em frente, diz o Papa, e “nos faz ver o horizonte da paz, com Deus; assim como Jesus nos fez ver o horizonte da paz na oração: ‘Pai, que sejam um, como eu e Ti’. A unidade”.

A este propósito, Francisco recordou que no Evangelho de Lucas que hoje foi proclamado, Jesus aconselha a encontrar um acordo:

“O conselho de Jesus: entre num acordo no início, fazer as pazes no início: esta é humildade, isso é doçura, isso é magnanimidade.

Pode-se construir a paz em todo o mundo com essas três pequenas coisas, porque essas atitudes são a atitude de Jesus: humilde, manso, perdoa tudo. O mundo hoje necessita de paz, as nossas famílias necessitam de paz, a nossa sociedade necessita de paz.

Vamos começar em casa a praticar essas coisas simples: magnanimidade, doçura e humildade. Vamos avante nesta estrada: de fazer sempre a unidade, consolidar a unidade. Que o Senhor nos ajude neste caminho”. (JSG)

 

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News.)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas