Gaudium news > É brasileiro, o novo superior-geral dos padres scalabrinianos

É brasileiro, o novo superior-geral dos padres scalabrinianos

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 26-10-2018, Gaudium Press) O sacerdote brasileiro, Padre Leonir Mario Chiarello é o novo superior dos padres scalabrinianos.

É brasileiro, o novo superior-geral dos padres scalabrinianos.png

A escolha do Padre Leonir foi realizada durante o XV° Capítulo Geral dos scalabrinianos, reunidos em Rocca di Papa, na Itália.

Logo após sua eleição, nas primeiras declarações do novo superior-geral feitas ao Vatican News, pedindo orações para seu ministério, o Padre Chiarello afirmou:
“Procurarei fazer o melhor possível na atual situação de grandes desafios das migrações e refúgio internacional, para que a nossa Congregação possa dar uma resposta adequada e significativa”.

Padre Leonir Chiarello

Até agora o Pe. Leonir Chiarello era o diretor-executivo da SIMN (Scalabrini International Migration Network) e também o seu representante junto às Nações Unidas.

Ele estudou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul e Teologia dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
É master em Ciências Sociais e Políticas na Universidade Alberto Hurtado, de Santiago, Chile.

Antes de ser o diretor do SIMN, o Pe. Leonir trabalhou na América Latina.
De outubro de 1996 até agosto de 1997, trabalhou com comunidades de migrantes em Bahia Blanca, na Argentina.
De setembro de 1997 a junho de 2006, dividiu no Chile as funções de conselheiro (1998-2001) e vice-presidente-executivo (2001-2006) da Comissão episcopal para as migrações do Chile (INCAMI).

O novo superior-geral dos scalabrinianos foi o fundador e diretor do Centro Integrado de Atencion al Migrante (CIAMI), de Santiago (2000), fundador e primeiro presidente da Fondazione Scalabrini e a ONG Scalabrini do Chile (2003-2006), e Conselheiro da Seção de Mobilidade Humana do Conselho Episcopal Latino-americano – CELAM (2003-2006).

Por seu empenho pelos migrantes peruanos em situação de vulnerabilidade no Chile, Pe. Chiarello recebeu a distinção Commendation Order of Merit per Distinguished Alan García Pérez, em 12 de julho de 2007.

Audiência com o Papa Francisco

Na segunda-feira, 29 de outubro, os capitulares serão recebidos em audiência no Vaticano pelo Papa Francisco.
O Capítulo teve início no dia 9 de outubro e se concluirá no dia 4 de novembro.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas