Gaudium news > Anunciado o tema do Círio de Nazaré 2019

Anunciado o tema do Círio de Nazaré 2019

Pará – Belém (Segunda-feira, 29-10-2018, Gaudium Press) Durante a noite de encerramento dos festejos pelo Círio de Nazaré, ocorrido no último domingo, 28, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém do Pará, anunciou o tema do Círio 2019: ‘Maria Mãe da Igreja’.

Anunciado o tema do Círio de Nazaré 2019.jpg

O tema se inspira nas comemorações pelo Jubileu de 300 anos da criação da Diocese de Santa Maria de Belém, que será completado no dia 4 de março de 1719. A Igreja desde o início do cristianismo sempre venerou Maria como Mãe da Igreja, mas esse título só foi dado em 1964, pelo Papa Paulo VI. Maria é Mãe de Jesus, cabeça da Igreja, e a Igreja é corpo místico de Cristo. Por esse motivo Maria é mãe de todos que nasceram pelo Cristo.

O prelado recordou que toda a história da Arquidiocese está ligada à Maria Mãe da Igreja. “Desde a primeira hora, nossa Igreja de Belém foi conduzida pelas mãos de Nossa Senhora, e o Círio de Nazaré expressa nossa vocação mariana e a proteção que encontramos debaixo de seu manto. Não é possível pensar o nosso povo sem a devoção mariana!”.

A devoção mariana na Arquidiocese de Belém do Pará pode ser constatada pela quantidade de paróquias com o título mariano, 27 das 89 existentes. Além disso, a padroeira da Arquidiocese é Santa Maria de Belém, a primeira Igreja ali construída é dedicada a Nossa Senhora da Graça e Nossa Senhora recebeu ali o título de Rainha da Amazônia e padroeira do Pará sob o título de Nossa Senhora de Nazaré.

O tema do Círio 2019 consona com o Decreto ‘Ecclesia Mater’, no qual o Papa Francisco estabeleceu que na segunda-feira após Pentecoste será celebrado todos os anos a memória de Nossa Senhora Mãe da Igreja “considerando atentamente quanto à promoção desta devoção possa favorecer o crescimento do sentido materno da Igreja nos Pastores, nos religiosos e nos fiéis, como, também, da genuína piedade mariana”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas