Gaudium news > Diocese de Roma promove curso sobre a figura do vinho na Bíblia

Diocese de Roma promove curso sobre a figura do vinho na Bíblia

Itália – Roma (Quarta-feira, 31-10-2018, Gaudium Press) A Diocese de Roma está promovendo um curso sobre a figura do vinho na Bíblia. Preparado pelo Departamento para a Pastoral do tempo livre, turismo e esportes, a oficina será ministrada pelo teólogo e sommelier, Marco Cum.

Diocese de Roma promove curso sobre a figura do vinho na Bíblia.jpg

Segundo Cum, “o objetivo é colocar em evidência quanto o vinho tem feito a cultura no mundo, influenciando na história e na arte. Se colocará atenção na forte simbologia mística representada nas Sagradas Escrituras, desde o Antigo Testamento, até seu ápice na Última Ceia”.

Intitulado ‘A videira e os ramos. O vinho na Bíblia, na história e na arte’, o curso será dividido em quatro encontros, um por mês, iniciando no dia 08 de janeiro de 2019. “Serão examinadas as interconexões entre o vinho, a música, a história, a pintura e a arquitetura, tendo como fio condutor de cada encontro uma passagem da Bíblia de referência. Depois se degustarão dois vinhos do panorama vinícola nacional e internacional”, explicou o teólogo e sommelier.

Cada encontro tratará de um tema específico. O primeiro girará em torno da passagem bíblica de Isaías 25, 6-9, que diz: “o Senhor dos exércitos oferecerá um banquete a todos os povos. Haverá os manjares mais suculentos e os vinhos mais refinados (…)”, para fazer uma descrição da antiga enologia e se conhecerão a atividade vinícola dos monges beneditinos de Borgonha e França.

Já o segundo encontro, que ocorrerá no dia 05 de fevereiro, será inspirado no Evangelho de São João 15, 1-8: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador”. Enquanto que o terceiro, a ser realizado no dia 05 de março, tomará o salmo 79: “A vinha do Senhor é seu povo”. O quarto e último encontro, que ocorrerá no dia 02 de abril, terá como ponto de referência o Evangelho de São João 2, 1-11, sobre as Bodas de Caná.

De acordo com Dom Francesco Indelicato, diretor do Departamento para a Pastoral do tempo livre, turismo e esportes, “as atividades normais cotidianas têm um valor que vai além do tempo presente, enquanto se radicam em uma história e em um território, e se referem, aos poucos, à esfera espiritual. O ritual da comida não escapa a esta dinâmica. Neste contexto, o Departamento do tempo livre, turismo e esportes quer refletir sobre o mundo do vinho e seu estreito vínculo com as Escrituras e a Igreja”. E acrescenta que “depois deste curso será difícil tomar uma taça de vinho sem degustar a profundidade no tempo e a relação com nossa Fé. Uma oportunidade para não perder-se”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas