Gaudium news > ‘Todos os Santos’ nos recorda a santidade à qual somos chamados, diz Arcebispo

‘Todos os Santos’ nos recorda a santidade à qual somos chamados, diz Arcebispo

Redação (Quarta-feira, 31-10-2018, Gaudium Press) Em entrevista ao portal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Arcebispo emérito de Mariana (MG) e presidente para a Comissão Especial para a Causa dos Santos da CNBB, Dom Geraldo Lyrio dos Santos falou sobre o dia de todos os Santos, festa que é celebrada no dia 1º de novembro.

Todos os Santos nos recorda a santidade à qual somos chamados, diz Arcebispo.png

O prelado recordou que a Solenidade de Todos os Santos teve sua origem no século IV, em Antioquia, com a celebração de todos os mártires. O sentido desta celebração está explicitado na oração da Missão de Todos os Santos: “Numa só festa, celebramos os méritos de todos os Santos e Santas”.

Com essa celebração, a liturgia reúne em uma só solenidade os santos venerados ao longo do ano, assim como os demais que não aparecem no calendário litúrgico, incluindo também a multidão daqueles que já chegaram à glória do céu.

Dom Geraldo recorda também que através do Dia de Todos os Santos, a Igreja evoca a santidade à qual os cristãos são chamados, como diz o Papa Francisco na Exortação Apostólica ‘Gaudete et Exultate’ sobre o chamado à santidade no mundo atual: “O Senhor nos quer Santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa”.

Sobre a Comissão Especial para as Causas dos Santos, o Arcebispo emérito explica que ela foi criada pelo Conselho Permanente da CNBB com a finalidade de assessorar as Dioceses e outras entidades que desejam introduzir (ou já introduziram) alguma causa de beatificação ou canonização junto aos órgãos competentes da Cúria Romana.

Além de Dom Geraldo (presidente), fazem parte da comissão: Dom Diamantino Prata de Carvalho, Dom Giovanni Crippa, Monsenhor Roberto Natali Starlino (assessor) e Padre Leonardo José de Souza Pinheiro (secretário).

O órgão promove cursos de preparação de peritos nessa matéria, bem como divulga as causas em andamento, informa sobre a situação em que se encontram as causas já introduzidas e programa outras iniciativas de acordo com as necessidades ou solicitações por parte das Dioceses, congregações religiosas ou Institutos de Vida Consagrada. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas