Gaudium news > Ano Jubilar Lassalista é concedido pelo Papa

Ano Jubilar Lassalista é concedido pelo Papa

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 06-11-2018, Gaudium Press) No Tricentenário da Morte de São João Batista de La Salle (1719-2019), o Papa Francisco concedeu aos Irmãos das Escolas Cristãs, o Ano Jubilar Lassalista, para comemorar os três séculos da morte de seu Fundador.

Ano Jubilar Lassalista é concedido pelo Papa.jpg

O Ano Jubilar Lassalista tem início no próximo dia 17 de novembro, dia em que se comemora a dedicação do Santuário de São João Batista de La Salle, na Casa Geral, em Roma.

Indulgências

No Ano Jubilar do “Padroeiro dos educadores cristãos”, o Papa concedeu a possibilidade de se poder lucrar a Indulgência Plenária, nas seguintes condições:

a) Aproximar-se com coração contrito ao Sacramento da Reconciliação.

b) Realizar uma peregrinação ao Santuário de São João Batista de La Salle, em Roma, junto à Casa Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs (Via Aurelia, 476) ou a lugares lassalistas (Reims, Paris, Parmenie .. .) ou visitar a um lugar de culto em que há um altar, uma relíquia, uma estátua ou uma efígie de São João Batista de La Salle.

c) Durante a visita aos locais lassalistas de culto, participar da Santa Missa ou fazer oração (Laudes, Vésperas, Via Sacra, Rosário, Adoração ou oração pessoal), concluindo com o “Pai Nosso”, a Profissão de fé (“Credo”) e a Oração a Maria.

d) Rezar segundo as intenções do Papa Francisco, testemunho de comunhão com a Igreja universal.

e) Envolver-se em trabalhos de caridade, em particular no espírito lassalista (ajudar crianças e jovens em dificuldade material, educativa e espiritual …), que expressem a conversão do coração.

São João Batista de la Salle

São João Batista de la Salle nasceu em Reims, na França, em 30 de abril de 1651. Foi nomeado cônego da Catedral de Reims em 1666. Em 9 de abril de 1678 foi ordenado sacerdote.

O encontro com Adriano Nyel, um leigo comprometido com a instituição e edificação de escolas populares católicas para meninos pobres aconteceu em 1679.

Em 1680 obtém o doutorado em teologia.

Foi em 24 de junho de 1680 que foi fundada oficialmente a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs.

No ano de 1684, La Salle distribui seus bens aos pobres.

Em 1702 o Santo enviou os dois primeiros Irmãos de sua Congregação até Roma para ali fundarem uma escola para meninos sem recursos suficientes para poder estudar.

O falecimento de São João Batista de La Salle foi noo mês de abril de 1719, em Rouen.

Depois da Morte

A 19 de fevereiro de 1888 La Salle foi declarado “Beato” pelo Papa Leão XIII e em 24 de maio de 1900 ele foi proclamado “Santo” pelo mesmo Pontífice.

No dia 15 de fevereiro de 1950, o Papa Pio XII proclama São João Batista de La Salle “Padroeiro dos educadores”.

Os restos mortais de La Salle estão em Roma e repousam na Casa Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs (Via Aurelia, 476).
(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas