Gaudium news > O mandamento “não roubar” tem significado positivo e amplo, diz Papa

O mandamento “não roubar” tem significado positivo e amplo, diz Papa

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 07-11-2018, Gaudium Press) Com comentarios sobre o sétimo mandamento da Lei de Deus, o Papa Francisco deu continuou ao atual tema de suas catequeses que trata dos Dez Mandamentos.

Audiênia quarta-feira.jpg

Falando para milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, nesta quarta-feira, Francisco procurou ampliar o conceito desse mandamento e não detendo-se apenas ao furto ou ao respeito da propriedade privada.

Com suas palavras almejou explicar, “à luz da sabedoria cristã”, o mandamento “não roubar” que norteia a posse de bens.

Doutrina Social da Igreja: destinação universal dos bens

A Doutrina Social da Igreja fala de destinação universal dos bens. Deus confiou a terra e os seus recursos à gestão comum da humanidade.

” O mundo é rico de recursos para garantir a todos os bens primários. E mesmo assim muitos vivem numa escandalosa indigência e os recursos, usados sem critério, vão se deteriorando. Mas o mundo é um só. A humanidade é uma só!”, disse.

Fome

Para Francisco, a fome existe não porque falte comida, mas pelas exigências de mercado, que às vezes chega a destruir alimentos.

Para ele, o que falta, é uma visão empreendedora livre e de longo alcance, que garanta uma adequada produção, e uma estratégia solidária, que garanta uma distribuição equitativa.

Função Social da Riqueza

Segundo Francisco, o homem deve considerar as coisas que possui não como próprias, mas também como comuns no sentido que possam beneficiar não somente a ele, mas também aos outros:
“Toda riqueza, para ser boa, deve ter uma dimensão social”, disse.

Nesta perspectiva, o mandamento “não roubar” assume um significado positivo e amplo, explicou.

No Catecismo da Igreja Católica, no número 2404, pode-se ver a afiemação de que “a propriedade de um bem faz do seu detentor um administrador da providência de Deus”, recordou o Papa.

Ainda referindo-se ao Catecismo, afirma o Pontífice:
” Ninguém é dono absoluto dos bens, é um administrador. A posse é uma responsabilidade. Aquilo que possuo realmente é o que que sei doar. Esta é a medida para avaliar como eu consigo ter as riquezas. Bem ou Mal. Esta palavra é importante. Se posso doar, sou aberto, então sou rico, mas também na generosidade.
Generosidade é um dever. Se não posso doar algo é porque esta coisa me possui, sou escravo, ela tem poder sobre mim. “

Francisco, então, concluiu reiterando:

“Queridos irmãos e irmãs, mais uma vez Jesus Cristo nos revela o sentido pleno das Escrituras. ‘Não roubar’ quer dizer: ame com os seus bens, aproveite dos seus meios para amar como pode. Porque a vida não é tempo para possuir, mas para amar.” (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas