Gaudium news > Em Minas, Imagem de Santana Mestra do século XVIII será restaurada

Em Minas, Imagem de Santana Mestra do século XVIII será restaurada

Belo Horizonte – Minas Gerais (Quinta-feira, 08-11-2018, Gaudium Press) Uma histórica Imagem de Santana Mestra – ou Sant’Ana -, datada do século XVIII, da capela dedicada a Padroeira, na região de Brumadinho, passará por um processo de restauração.

Em Minas, Imagem de Santana Mestra do século XVIII será restaurada

Na manhã desta quarta-feira, 7 de novembro, centenas de fiéis se reuniram na capela, também do mesmo século, para acompanhar a imagem sendo retirada de seu lugar original pelos técnicos do ateliê responsável pelo restauro e do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Antes de se despedirem da imagem, os devotos fizeram um momento de oração acompanhado de cânticos e louvores.

Após ser revitalizada, a escultura de Sant’Ana será apresentada aos fiéis no dia 26 de julho de 2019, na Festa da Padroeira.

Vale destacar que a Capela de Santana também será revitalizada. Assim, até que as obras sejam concluídas, as imagens da pequena igreja ficarão guardadas no Museu do Escravo, no município mineiro de Belo Vale.

Sant’Ana é a mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus. Seu nome, “Ana”, é oriundo do hebraico “Hanna”, que significa “graça”. Sua família era descendente do sacerdote Aarão. Foi esposa de São Joaquim, com quem viveu em Jerusalém.

No ano 20 a. C., Sant’Ana deu à luz a uma menina, de nome Miriam, que em hebraico significa “Senhora da Luz”, e na tradução para o latim ficou “Maria”, que mais tarde passou a ser reconhecida como Nossa Senhora, a mãe do Filho de Deus.

No ano de 1584, o Papa Gregório XIII fixou o dia da Festa de Sant’Ana em 26 de julho. E na década de 1960, o Papa Paulo VI juntou a esta data a celebração de São Joaquim. Logo, a Igreja Católica passou a comemorar também o “Dia dos Avós”.

Além de ser a padroeira dos avós e da educação, a mãe de Maria Santíssima costuma ser invocada pelas mulheres que tem dificuldade para engravidar. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas