Gaudium news > Internet: "ouvir, dialogar, encorajar e partilhar", diz Bispo na Summit

Internet: "ouvir, dialogar, encorajar e partilhar", diz Bispo na Summit

Lisboa – Portugal (Quinta-feira, 08-11-2018, Gaudium Press) Realiza-se em Lisboa a WEB Summit, encontro do qual participou também o secretário do Conselho Pontifício da Cultura que declarou que ser essencial uma reflexão séria acerca da internet para que ela ajude a “construir um sentido de unidade” e de pertença à “família humana”.

Internet-'ouvir, dialogar, encorajar e partilhar' diz Bispo na Summit.jpg

O Secretário do Conselho Pontifício da Cultura declarou em uma entrevista concedida ao Grupo Renascença que “A internet pode ser algo que ajuda a construir um sentido de unidade e de uma humanidade comum”.

Dom Paul Tighe lembrou na entrevista que a realidade tem sido muitas vezes bem diferente, como por exemplo no uso que é dado às redes sociais no âmbito política e da opinião pública.

Redes sociais: constroem pontes ou dividem

Dom Tighe destacou que é necessário considerar a forma “como as redes sociais possibilitam uma comunicação mais eficaz ou como levam a uma polarização da comunicação” e, também questionou se a utilização destes recursos está “ajudando a construir uma ponte de comunicação ou apenas a reforçar a divisão”.

Painel de debates: papel atual da Internet

Em um painel de debates da WEB Summit que contou com a participação do bispo secretário do Conselho Pontifício da Cultura teve como tema:
‘Antissocial media: Será que partilhar é mesmo cuidar?’.
Nele o papel atual da internet e das redes sociais esteve no centro.

Comunicação

O prelado irlandês, Dom Paul Tighe, falando sobre a comunicação, destacou que “algumas pessoas disseram que é preciso mudar as regras, que o modo como as empresas de comunicação usam a informação, e a transmitem, tem de ser analisado”, o que para ele “é importante”.

Mensagem deixada – responsabilidade

A mensagem que o Bispo afirma ter procurado deixar na Summit foi a mesma que a Igreja Católica tem procurado transmitir:
que o poder das redes sociais, da internet seja utilizado de forma mais “responsável”.

O Bispo afirmou na entrevista que “A cultura da internet é algo que é gerado pelos utilizadores, e se nós a usarmos bem, se interagirmos de forma positiva, podemos mudar essa cultura, foi isso que quis reforçar”.

Para ele, “Nós temos de ter cuidado em não culpar a internet ou as culturas digitais, temos de ver o potencial que elas representam e encorajar as pessoas de boa vontade a estarem presentes da forma mais positiva que conseguirem, para que se consiga mudar o contexto”.

A Igreja no Espaço Digital

A propósito da presença da Igreja Católica neste espaço digital, o representante da Santa Sé na Web Summit frisou:
“O alento mais profundo que podemos dar, sem bombardearmos ou manipularmos ninguém, é partilhar a fonte da nossa própria esperança, da nossa alegria, que vem do dom da fé”.

A Web Summit acontece em Lisboa e termina hoje, 08/11, tendo sido iniciada no dia 5 com a participação de mais de 70 mil participantes e mil oradores. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas