Gaudium news > O Advento e a preparação para renovar a fé em Jesus

O Advento e a preparação para renovar a fé em Jesus

Redação (Sexta-feira, 09-11-2018, Gaudium Press) Com a proximidade do Natal, momento em que a Igreja Católica celebra o nascimento do Menino Jesus em Belém, chega também o momento dos fiéis vivenciarem o “Advento” – palavra de origem latina que significa “chegada”, “aproximação”, “vinda”. Este ano, o tempo litúrgico tem início no dia 2 de dezembro.

O Advento e a preparação para renovar a fé em Jesus

De acordo com o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, Dom Armando Bucciol, “a liturgia, de forma simples e profunda, propõe-nos esses grandes modelos para aprendermos a viver bem este tempo e tornar mais transparentes e luminosas as nossas vidas”.

O bispo explicou ainda que o Advento tem a finalidade de preparar os fiéis para a renovação da fé em Jesus, despertando em si mesmo, sobretudo, atitudes de espera e de acolhida. “Examinemo-nos, com sinceridade: em nossa vida o que esperamos? Quais esperanças nos sustentam no dia-a-dia? De quem esperamos salvação? Esperamos, de verdade, um Salvador divino ou colocamos a nossa esperança de salvação em líderes humanos e em soluções da tecnologia, da bolsa, da política, da cultura, dos ‘ídolos’? Que lugar ocupa Jesus a quem chamamos de Salvador?”, aconselhou Dom Bucciol.

Para o prelado, a melhor preparação para este tempo é vivenciar atentamente as propostas da liturgia que, com riqueza de mensagens, vai conduzindo quem acolher o que a Palavra de Deus propõe. “Aprenderemos a rever nossas expectativas, purificar nossos sonhos e projetos de salvação, tornar mais sóbria e essencial a nossa vida, e sermos, com a graça de Deus, capazes de tornar nossas vidas mais atentas a acolher o sentido da vida”.

Dom Armando Bucciol também dedicou comentários sobre a montagem da Árvore de Natal. Segundo ele, deve-se levar em conta a dimensão pedagógica e espiritual contida neste importante símbolo tradicional das festas natalinas. “Enquanto nas famílias e comunidades se arruma a árvore de natal é importante ajudar as crianças a compreender essas histórias, evidenciando a riqueza do simbolismo da luz, que é Jesus. Uma árvore sem Ele, seria como uma lâmpada queimada. Junto à árvore, construa-se também o presépio, cuja tradição dá um sentido mais explícito ao Natal dos cristãos”, ressaltou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas