Gaudium news > Vaticano emprestará Relíquia de São Tomás Becket à Catedral inglesa

Vaticano emprestará Relíquia de São Tomás Becket à Catedral inglesa

Inglaterra – Canterbury (Quinta-feira, 08-11-2018, Gaudium Press) Por ocasião dos 850 anos do martírio de São Tomás Becket, o Vaticano enviará à Catedral de Canterbury (Inglaterra) a túnica manchada de sangue do Santo, que foi Arcebispo dessa cidade no ano de 1162.

Vaticano emprestará Relíquia de São Tomás Becket à Catedral inglesa 1.jpg

São Tomás Becket foi assassinado em 29 de dezembro de 1170 por seguidores do rei Enrique II da Inglaterra, após o Arcebispo tomar o partido do Papa contra o rei durante os concílios de Clarendon e Northampton. Em 1172 o Santo foi canonizado pelo Papa Alexandre II e a catedral de Canterbury se converteu em seu santuário, atraindo peregrinos de toda Inglaterra e Europa.

Em 1538 Enrique VIII destruiu o santuário. A túnica de São Tomás Becket conseguiu ser conservada, apesar da Reforma e dos saques aos mosteiros, pois Enrique VII a presenteou ao Papa 50 anos antes.

Vaticano emprestará Relíquia de São Tomás Becket à Catedral inglesa 2.jpg

A decisão da Santa Sé de emprestar a relíquia à Igreja da Inglaterra é fruto de anos de negociações junto ao ministério exterior britânico, a embaixada britânica diante da Santa Sé e o Padre Robert McCulloch, procurador-geral da Sociedade Missionária de São Columbano, que sugeriu que a túnica poderia ser emprestada para a comemoração dos 850 anos do martírio de São Tomás Becket.

Para ser concretizado, o empréstimo da relíquia ainda necessita de aprovação do ministro de cultura do Vaticano, o Cardeal Gianfranco Ravasi. “Estamos na fase de planificação para nossa homenagem a Becket em 2020. É muito emocionante que a túnica venha desde Roma”, afirmou Jane Walker da catedral de Canterbury. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas