Gaudium news > Comunidade de Santo Egídio em Roma dedica Missa para a paz na África

Comunidade de Santo Egídio em Roma dedica Missa para a paz na África

Roma (Segunda, 19-10-2009, Gaudium Press) No último domingo (18), o presidente emérito do Pontifício Conselho “Justiça e Paz”, o cardeal Roger Etchegaray, celebrou na Basílica de Santa Maria em Trastevere, Roma, uma missa especial pela paz na África. Diversos padres sinodais, participantes da II Assembleia do Sínodo dos Bispos para a África, assistiram a cerimônia. Em seguida, na Praça de mesmo nome, foi realizada “uma festa popular de amizade com a África”, organizada pela Comunidade de Santo Egídio.

A missa, transmitida também ao vivo pela TV na Itália, foi celebrada em italiano com os cantos da Comunidade e em francês, com ritmos africanos. Um dos momentos mais significativos da cerimônia foi a “Oração dos Fiéis”, quando foram citados todos os países africanos que sofrem pelos conflitos étnicos ou guerras. Para recordar cada país, foi acesa uma vela.

A festa contou com apresentações da comunidade africana que vive em Roma e também dos diversos trabalhos que a Igreja desenvolve no continente africano. Não faltaram os cantos africanos e italianos inspirados na cultura africana.

O dia foi de “folga” para os padres sinodais, sem a realização de nenhuma congregação ou Círculo Menor. Os trabalhos dos Padres sinodais retornam amanhã.

Santo Egídio

A Comunidade de Santo Egídio foi criada em Roma em 1968 por iniciativa de um jovem, na época com menos de vinte anos, Andrea Riccardi. Em seu início, reuniu um grupo de estudantes de ensino médio para escutar e colocar em prática o Evangelho. A primeira comunidade cristã dos Atos dos Apóstolos e Francisco de Assis foram os primeiros pontos de referência.

Hoje, é um movimento de leigos ao qual pertencem mais de 50 mil pessoas, empenhados em comunicar o Evangelho e na caridade em Roma, na Itália e em mais de 70 países no mundo. É uma associação pública de leigos da Igreja. As diferentes comunidades, espalhadas pelo mundo, compartilham a mesma espiritualidade e os fundamentos que caracterizam o caminho de Santo Egídio: a oração, a comunicação do Evangelho, a solidariedade com os pobres, o ecumenismo e o diálogo entre as religiões.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas