Gaudium news > Papa institui curso Universitário de Ciências da Paz

Papa institui curso Universitário de Ciências da Paz

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 13-11-2018, Gaudium Press) Por ocasião da inauguração do ano letivo da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, o Papa Francisco um novo ciclo de estudos no currículo que ela oferece.

“Curso da Ciência da Paz”

Papa institui curso Universitário de Ciências da Paz.jpg

O novo cíclo de estudo que tratará da “Ciência da Paz” tem seu início exatamente quando a merecidamente célere instituição de esnsino comemora seus 246 anos de fundação.

Para Francisco, a instituição do “Curso da Ciência da Paz” deverá ajudar a combater as “tragédias da guerra”.

Prevenir e resolver conflitos…

Na carta que Francisco dirigiu ao chanceler da Lateranense de Roma, cardeal Ângelo De Donatis, vigário do Papa para a Diocese de Roma, o Papa afirma que na atualidade “aumenta a necessidade de prevenir e resolver conflitos”.

Segundo o Pontífice, “O desejo de paz que vem da família humana sempre contou com o esforço da Igreja, a fim de ajudar a libertar os homens e mulheres das tragédias da guerra e aliviar as suas perigosas consequências”.

O desejo de Francisco é que a concretização de sua proposta possa “inspirar e apoiar qualquer iniciativa que assegure aos diferentes povos e países um caminho de paz, fruto do diálogo autêntico, capaz de extinguir o ódio, abandonar o egoísmo e a autorreferencialidade”.

Diplomacia Vaticana

Depois de destacar o trabalho diplomático desenvolvido pela Santa Sé na comunidade internacional, procurando promover a superação de conflitos por meios pacíficos e dentro do respeito pelos direitos fundamentais da pessoa humana, o Pontífice voltou-se para a comunidade acadêmica mantida pela Igreja.

O Pontífice considera que o mundo universitário, em particular a rede de universidades eclesiásticas, pode desempenhar um “papel central” neste campo, como símbolo do “humanismo integral que precisa continuamente de ser renovado e enriquecido”, afirmou.

O Ciclo Acadêmico de Estudos da Ciência da Paz

O Papa destacou em sua missiva ao Chanceler da Lateranense de Roma que o ciclo de estudos em Ciências da Paz une o saber teológico, filosófico, jurídico, económico e social, pelo que se irá valer dos vários cursos ministrados pelas Faculdades e Institutos da Universidade Lateranense.

Francisco pede que “seja garantida uma específica formação científica de sacerdotes, consagrados e leigos” neste campo, recordando João XXIII e Paulo VI que, para Francisco, foram “verdadeiros arautos da paz no mundo e que tanto contribuíram para o desenvolvimento do magistério nesse campo”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas