Gaudium news > Custódia da Terra Santa acolhe Exposição de Bíblias

Custódia da Terra Santa acolhe Exposição de Bíblias

Israel – Jerusalém (Terça-feira, 13-11-2018, Gaudium Press) Entre os dias 06 e 08 de novembro, a Cúria da Custódia da Terra Santa recebeu uma mostra intitulada ‘A Bíblia em movimento’, na qual foram expostas quase quarenta edições da Bíblia, provenientes da Biblioteca Geral da Custódia.

Exposição Bíblia 1.JPG

A mostra é uma verdadeira viagem na descoberta de como a Bíblia é um texto em movimento, centrado na amizade entre Deus e o homem. “A Bíblia é um livro que se apresenta sempre de maneiras diferentes, que se transforma”, afirmou o professor Edoardo Barbieri, docente na Universidade Católica e Diretor Científico do projeto.

Exposição Bíblia 2.JPG

Dentre os objetos em exposição se destacaram: a primeira tradução italiana da Bíblia, da qual só existem dez cópias no mundo; e o Evangelho em duas colunas (árabe em uma coluna e latim na coluna seguinte). Essa obra, impressa em Roma para as Igrejas orientais no ano de 1591, é um claro sinal de abertura cultural ao oriente.

Durante o evento de inauguração, o Vigário da Custódia, Frei Dobromir Jasztal, ressaltou que essa iniciativa tem dupla razão de existir: de um lado, a valorização do rico patrimônio antigo da Custódia; de outro, o objetivo de utilizar a cultura como terreno de diálogo, encontro e partilha com o diferente.

Exposição Bíblia 3.JPG

Esta foi a sexta edição da exposição, que foi promovida pela Biblioteca da Custódia da Terra Santa, em colaboração com o Centro de Pesquisa ‘Europeo Libro Editoria’ da Biblioteca da Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão e ‘a Associação Pro Terra Sancta’. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas