Gaudium news > Santiago de Compostela se prepara para Ano Santo com Congresso Internacional

Santiago de Compostela se prepara para Ano Santo com Congresso Internacional

Espanha – Santiago de Compostela (Quarta-feira, 14-11-2018, Gaudium Press) No ano de 2021, Santiago de Compostela celebrará mais um Ano Santo, acontecimento que ocorre sempre que a festividade do Apóstolo São Tiago, 25 de julho, coincide com o domingo. Em preparação para esta data especial, o Capítulo da Catedral de Santiago de Compostela realizou a sexta edição do Congresso Internacional de Acolhida Cristã no Caminho, que levou por tema “O Caminho de Santiago: lugar de encontro com a Fé e a História jacobina”.

Santiago de Compostela se prepara para Ano Santo com Congresso Internacional 1.jpg

O evento, que ocorreu entre os dias 08 a 10 de novembro na sala da Cátedra do Caminho de Santiago, situada no Centro Internacional de Acolhida ao Peregrino, foi inaugurado por Dom Julián Barrio, Arcebispo de Santiago, que fez um discurso com o tema: “Perspectivas ante o Ano Santo de 2021: Peregrinos na Fé, pelo caminho da esperança e arraigados no amor”.

Na introdução, o prelado assinalou que “as celebrações dos Anos Santos Compostelanos tem uma conotação espiritual e pastoral além da cultural nas circunstâncias do momento eclesial em que se celebram. O Ano Santo é um acontecimento de graça para orientar a realização integral da pessoa com uma antropologia dinâmica e dinamizadora”.

Indicou que o Ano Santo Compostelano continua sendo um chamado à conversão, que convida a “renovar-nos espiritualmente, recordando o conteúdo de nossa Fé e acolhendo a salvação sem esquecer a urgência de ser evangelizadores em meio da indiferença religiosa, incerteza moral e perda do sentido transcendente da vida”.

“O Ano Santo favorecerá o despertar religioso e espiritual das pessoas e das comunidades cristãs. O fortalecimento da esperança nos bens futuros animará a evangelização da sociedade em consonância com a rica tradição apostólica!”, acrescentou Dom Julián Barrio.

Recordando os últimos Anos Santos -o mais recente ocorreu em 2010- o Arcebispo de Santiago sublinhou que a graça do Espírito Santo é o princípio e o fim da vida peregrinante na Fé e na esperança; e que, portanto, “fica como tarefa do próximo Ano Santo 2021 o proclamar que o peregrino cristão pela Fé e a esperança está imerso na união do Pai, do Filho e do Espírito Santo e assim é levado à sua plena consumação”.

Nesta perspectiva, o prelado, adiantou qual será o cenário espiritual do peregrino do Ano Santo de 2021: “Do qual acabo de dizer se deduz que o epicentro da mensagem pastoral do Ano Santo Compostelano 2021 se situa na aliança com Deus, na ‘páscoa do Senhor’. Nela, o peregrino fiel, no mesmo momento em que vai arrancando as raízes do pecado, vai se construindo a si mesmo como um membro vivo, autêntico, do corpo eclesial de Cristo. E isto na caridade”.

Neste sentido, Dom Barrio, enumerou três chaves com as quais o peregrino interpreta o que denominou “a sinfonia do caminho”. Estas chaves são: peregrinar a luz da Fé, no caminho da esperança e arraigados no amor.

Ao concluir seu discurso, o Arcebispo de Santiago de Compostela, recordou as palavras do Papa Emérito Bento XVI, tomadas da Encíclica ‘Deus caritas est’: “‘O amor é uma luz -no fundo a única- que ilumina constantemente a um mundo escuro e nos dá a força para viver e atuar. O amor é possível, e nós podemos colocá-lo em prática porque fomos criados à imagem de Deus. Viver o amor e, assim, levar a luz de Deus ao mundo…’. A isto quis convidar a todos os peregrinos no Ano Santo Compostelano 2021”.

Temas como “Acolher a Fé no Caminho como dom e tarefa” e “A peregrinação como vivência do encontro com o Senhor”, além de experiências de acolhida cristã no caminho, foram abordados durante o Congresso. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas