Gaudium news > Não ter medo da Santidade, conselho do Papa ao Colégio Pio Latino-americano

Não ter medo da Santidade, conselho do Papa ao Colégio Pio Latino-americano

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 16-11-2018, Gaudium Press) A comunidade do Pontifício Colégio Pio Latino-americano comemora seus 160 anos de fundação.

Não ter medo da Santidade, conselho do Papa ao Colégio Pio Latino-americano.png

Dentro desta comemoração, a comunidade de alunos e mestres foi recebida pelo Papa Francisco em audiência que aconteceu na Sala Clementina, no Vaticano, na quinta-feira (15/11).

Colégio Sonhado

Dirigindo-se aos presentes, o Papa Francisco destacou logo no início que o Colégio Pio Latino-americano “É um dos poucos colégios romanos cuja identidade não se refere a uma nação ou carisma, mas procura ser lugar de encontro, em Roma”, “como os nossos homens ilustres gostavam de sonhar.”

Francisco continua falando aos alunos do Colégio Pio e afirma que “o Colégio foi sonhado e por isso é amado por seus bispos que dão prioridade a esta casa, oferecendo a vocês, jovens sacerdotes, a oportunidade de criar uma visão, uma reflexão e uma experiência de comunhão expressamente “latino-americanizada”.”

Um fenômeno Latino-americano…

Dando continuidade a seu discurso, o Papa sublinhou que um dos fenômenos que atualmente afetam o continente “é a fragmentação cultural, a polarização do tecido social e a perda das raízes”.

Segundo ele, a situação piora quando se promovem divisões e propagam diferentes tipos de confronto e ódio, “importando modelos culturais que não têm nada a ver com a nossa história e identidade.”

Isso gera “Novas gerações desarraigadas e fragmentadas!”

Igreja exposta à tentação

“A Igreja não é alheia à situação e está exposta a essa tentação. Sujeita ao mesmo ambiente corre o risco de se desorientar ao ser vítima de uma ou outra polarização ou desarraigada”.

“Na Igreja também existe a invasão das colonizações ideológicas. Por isso, é importante o tempo vivido, em Roma, sobretudo no Colégio”, disse Francisco.

A ajuda do Pontifício Colégio Pio Latino-americano

Segundo o Papa, o Pontifício Colégio Pio Latino-americano “pode ajudar muito a criar uma comunidade sacerdotal aberta e criativa, alegre e cheia de esperança”.

Uma comunidade sacerdotal que descobre que a maior força que tem para construir a história nasce da solidariedade concreta entre seus membros,
“capazes de transcender o que é simplesmente paroquial e liderar comunidades que saibam se abrir aos outros para tecer e curar a esperança”.

Velhas e novas feridas

De acordo com o Pontífice, “O nosso continente marcado por velhas e novas feridas precisa de artesãos de relações e de comunhão, abertos e confiantes na novidade que o Reino de Deus pode suscitar hoje”.

Sem medo de ser Santo

“A missão é paixão por Jesus, mas ao mesmo tempo é paixão pelo seu povo.”
No Colégio, “somos convidados a criar raízes e a nos inspirar todos os dias, especialmente neste período em que estamos “longe de casa”. Não tenham medo da santidade e de doar a vida pelo seu povo.”

O Papa disse aos sacerdotes que eles não estão sozinhos nessa caminhada. São acompanhados por Maria que lhes indica a estrada”.

Agradecimento

Francisco agradeceu o trabalho da Companhia de Jesus que desde o início acompanha o Pontifício Colégio Pio Latino-americano.

Então, o Papa de origem jesuíta afirmou que “Uma das características que distingue o carisma da Companhia é a de buscar harmonizar as contradições sem cair no reducionismo”.

Para ele, “É o que Santo Inácio queria quando pensava nos jesuítas como homens de contemplação e ação, homens de discernimento e obediência, comprometidos com a vida cotidiana e livres para partir.” (JSG)

(Da Redação Gaudium Pres, com informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas