Gaudium news > Relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque peregrinam pela Espanha

Relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque peregrinam pela Espanha

Espanha – Granada (Sexta-feira, 16-11-2018, Gaudium Press) A Igreja na Espanha está se preparando para celebrar o Centenário de Consagração do país ao Sagrado Coração de Jesus, que ocorrerá entre os dias 02 de dezembro de 2018 até 24 de novembro de 2019. Como parte dessa preparação, as relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque estão peregrinando pela Espanha.

Relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque peregrinam pela Espanha 1.JPG

Neste último domingo, 11, as relíquias, que consistem em duas clavículas, uma costela e um pedaço do cérebro da santa francesa, estiveram na Arquidiocese de Granada, onde foram acolhidas pelos fiéis da cidade. O Decano, Dom Juan Gutiérrez, presidiu uma Santa Missa na qual ressaltou que Santa Margarida como “uma pessoa que amou a Jesus Cristo, que foi tocada pela divindade, sentiu, viveu, o amor de Deus, que nos traz a mensagem de que Jesus Cristo é o Salvador e que quer ser reconhecido, que quer ser amado, que quer comunicar seu amor a todas as pessoas”.

Após a Missa as relíquias foram veneradas pelos fiéis, em seguida a urna foi transladada até o Mosteiro da Visitação, onde houve uma Hora Santa. Dali o relicário foi até a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, onde recebeu homenagens por parte dos padres jesuítas, e posteriormente foi levado ao Convento Salesiano, onde as relíquias foram veneradas durante toda a noite.

Relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque peregrinam pela Espanha 2.JPG

Na quarta-feira, 14, as relíquias visitaram o Convento da Visitação de Santa Maria de Sevilha, onde permaneceram expostas na capela para veneração dos fiéis, especialmente das crianças com as visitas escolares. Ali também se realizou uma Hora Santa com a participação do Conselho Diocesano de Sevilha da Adoração Noturna Espanhola, após a qual se rezou o Santo Rosário com os mistérios meditados pelas monjas salesianas, e se celebrou uma Santa Missa presidida pelo Padre Antonio Alcayde, SSCC, seguida por um momento de veneração às relíquias e concluída com a consagração ao Sagrado Coração de Jesus. A urna seguiu para a cidade de Mérida.

Santa Margarita Maria Alacoque nasceu no dia 22 de julho de 1647, em Versovres, França. Entre dezembro de 1673 e outubro de 1690, a Santa teve uma série de revelações de Nosso Senhor Jesus Cristo, que lhe encarregou a missão de transmitir seu amor e misericórdia a todos os homens, principalmente aos mais pecadores, para sua salvação. Daí a importância da peregrinação das suas relíquias pela Espanha dentro do centenário da Consagração ao Sagrado Coração de Jesus.

Relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque peregrinam pela Espanha 3.JPG

O Ato de Consagração da Espanha foi realizado pelo Rei Alfonso XIII em nome do povo espanhol na presença do Núncio Apostólico na Espanha, Dom Francesco Ragonesi e o Arcebispo de Madri, Dom Prudencio Melo. O evento contou com uma saudação especial e uma bênção enviada pelo Papa Bento XV. No texto da Consagração o Rei afirmou: “Espanha, povo de tua herança e de tuas predileções, se ajoelha hoje reverente ante esse trono de tuas bondades que para Ti se alça no centro da Península… Reinai nos corações dos homens, no seio dos lares, na inteligência dos sábios, nas aulas de ciências e das letras e em nossas leis e instituições pátrias”. O monumento ao Sagrado Coração de Jesus erigido para esta ocasião expõem a imagem de Jesus Cristo a cujos pés se encontram as palavras ‘Reino na Espanha’. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas