Gaudium news > Arquidiocese da Paraíba prepara-se para a 255ª Romaria da Penha

Arquidiocese da Paraíba prepara-se para a 255ª Romaria da Penha

João Pessoa – Paraíba (Sexta-feira, 16-11-2018, Gaudium Press) Em 2018, os fiéis paraibanos comemoram os 255 anos da tradicional Romaria da Penha. O evento será realizado no próximo dia 24 de novembro, com os romeiros se concentrando na frente da Igreja de Lourdes, na avenida João Machado, no centro de João Pessoa.

Arquidiocese da Paraíba prepara-se para a 255ª Romaria da Penha

Conforme a programação da Arquidiocese da Paraíba, a Romaria terá início no sábado, às 22h, com previsão de chegada ao Santuário da Penha, localizado na Praia da Penha, na capital paraibana, no domingo, dia 25, às 3h30. No templo, acontece a celebração da Santa Missa campal, presidida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.

A festividade, que contará com o Tríduo em honra e preparação para a Romaria, no Santuário da Penha, deve levar às ruas aproximadamente 500 mil fiéis, segundo estimativa da Igreja da Paraíba. Este ano, os devotos serão inspirados pelo tema “Maria, Mãe dos leigos e leigas na Igreja, ajuda-nos a superar a violência e construir um mundo de paz”.

O Tríduo

Na primeira noite do Tríduo, em 21 de novembro, às 18h30, haverá a recitação do Santo Terço. Às 19h15, acontece o hasteamento da bandeira na Santinha, localizada na rua que concede acesso ao santuário, seguido de procissão até o santuário.

Em seguida, às 19h30, começa a primeira celebração. O tema da 1ª noite é “Superação da violência”. Às 20h30, o público acompanha a encenação do espetáculo “Alto da Penha”.

Na segunda noite, 22 de novembro, acontece a recitação do Santo Terço, às 18h30, e a celebração eucarística, às 19h30, com o tema “Leigos e leigas, protagonistas da missão no mundo”.

Por fim, na terceira noite do Tríduo, no dia 23, ocorre a recitação do Santo Terço, às 18h30, e celebração, às 19h30, inspirada na temática “Façam tudo o que ele vos disser”.

Já a Romaria, que terá início no dia 24, será aberta com o Ofício à Nossa Senhora da Penha, às 6h. Mais tarde, às 16h, os devotos participam da Oração do Ângelus e recitação do Terço.

Às 17h, uma carreata transladará a Imagem de Nossa Senhora da Penha até a igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no centro da capital. Do local, às 22h, inicia-se a Romaria.

A bênção de envio dos romeiros será concedida pelo Arcebispo Dom Manoel Delson, que ainda celebrará a missa campal, no final da caminhada.

Um oportunidade de agradecer a Deus

Arquidiocese da Paraíba prepara-se para a 255ª Romaria da Penha

De acordo com o Padre Adriano da Silva, um dos organizadores da Romaria, o planejamento para a festa começa sempre no início do ano, formando comissões e distribuindo atividades “A partir dessas comissões, nos reunimos com as equipes que trabalham no Santuário e depois com os órgãos municipais e estaduais, que são colaboradores diretos para que a Romaria aconteça”, disse o sacerdote.

Ainda conforme o Padre Adriano, a Romaria da Penha é um momento no qual todos que estão participando tem a oportunidade de agradecer a Deus. “Ali é um ambiente de várias experiências de fé, que vivem o respeito, a fraternidade e a solidariedade, ou seja, tudo aquilo que é do desejo de Deus”, explicou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese da Paraíba e PB Agora

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas