Gaudium news > Acervo de jornal arquidiocesano é doado à Secretaria da Cultura de Maringá

Acervo de jornal arquidiocesano é doado à Secretaria da Cultura de Maringá

Maringá – Paraná (Sexta-feira, 16-11-2018, Gaudium Press) A Arquidiocese de Maringá, por meio da Gerência de Patrimônio Histórico, doou todo o acervo da jornal Folha do Norte do Paraná para a Secretaria da Cultura.

Acervo de jornal arquidiocesano é doado à Secretaria da Cultura de Maringá
Dom Jaime Luiz Coelho (à esquerda), primeiro
Arcebispo de Maringá, foi o fundador do jornal
Folha do Norte do Paraná
Foto: www.jornaldobispo.blogspot.com

O repasse dos exemplares de 1962 a 1979, que estavam na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, ocorreu na última segunda-feira, 12 de novembro. Agora, todos os arquivos serão digitalizados e preservados.

Fundado por Dom Jaime Luiz Coelho, primeiro Arcebispo de Maringá, o jornal, conforme o secretário de Cultura de Maringá, Miguel Fernando, é o “impresso mais importante da história de Maringá”.

O jornalista Antonio Roberto de Paula, autor do livro online “O Jornal do Bispo – A história da Folha do Norte do Paraná”, assim descreve o jornal, considerado importante para o desenvolvimento da cidade de Maringá.

“A Folha do Norte do Paraná foi um dos grandes veículos de divulgação de Maringá na década de 1960. Ao lado da Rádio Cultura e do Grêmio Esportivo Maringá, a Folha contribuiu decisivamente para tornar a cidade líder regional e para mostrar o potencial do município no Estado e no Brasil”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Maringá

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas